Município de Vila Verde reconhecido como “Autarquia Familiarmente Responsável”
Updated on 22/10/2024Distinção atribuída pelo Observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
O Município de Vila Verde acaba de ser reconhecido como “Autarquia Familiarmente Responsável”. A distinção foi atribuída pelo Observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, valorizando a concretização de políticas sociais e com particular impacto na vida das famílias.
“Esta distinção é naturalmente motivo de regozijo e satisfação, que recebemos com orgulho e como merecido reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido há vários anos e que diversas instituições externas apontam como referência e, em alguns casos, inovador”, reagiu a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.
Júlia Rodrigues Fernandes salientou a implementação de políticas e medidas de apoio à família nos mais variados domínios, como a educação, o apoio social, a saúde, a habitação, os transportes, o urbanismo e a cultura e recreio.
“Esta estratégia de intervenção social do Município de Vila Verde assume-se cada vez mais preventiva e estimuladora da inclusão e do desenvolvimento sustentado do concelho”, frisou a autarca.
A criação da função de Provedora para a Proteção dos Direitos da Criança e das Famílias – iniciativa que a UNICEF destacou como inovadora e a replicar – é uma das medidas que resultam da política integrada de família e do intenso trabalho que o Município tem levado a efeito.
É neste âmbito que se enquadra a decisão de criação de um Gabinete para a Infância e Famílias, que tem por missão base a promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens em Vila Verde e a promoção de uma parentalidade positiva, apoiando as famílias na concretização dos Direitos da Criança.
Sempre num trabalho em rede, com forte envolvimento das escolas, Juntas de Freguesia, IPSS, empresas e outros agentes locais de desenvolvimento, o município de Vila Verde tem mantido um progressivo reforço de políticas sociais que promovem e valorizam as diferentes componentes da vida familiar.
É nesse contexto que se enquadram iniciativas como a atribuição de bolsas de estudo, o apoio à renda, os concursos de talento, a atribuição de apoios à formação no desporto e da música, a promoção de ações de projetos de combate ao isolamento como o “Idade Maior” e os “Seniores Ativos”, as iniciativas de apoio parental ou o sistema de incentivos à fixação dos jovens e das famílias no concelho.
O Observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas tem como objetivos primordiais acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. O galardão ““Autarquia Familiarmente Responsável” distinguiu este ano 110 municípios em Portugal.
A entrega da bandeira “Autarquia Familiarmente Responsável” ao Município de Vila Verde – que esteve representado pelo vice-presidente Manuel Lopes – aconteceu numa sessão solene realizada a 17 de outubro, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.