Município de Vila Verde distinguido com selo “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais “
Updated on 23/02/2024A Câmara Municipal de Vila Verde foi distinguida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais com o selo Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
O reconhecimento deve-se à implementação da Rede de Apoio aos Cuidadores Informais (RAC), assimilando a componente da saúde e da ação social.
A estrutura envolve o Município e as autoridades de saúde, assim como diversas instituições do concelho, de forma a criar uma equipa multidisciplinar com profissionais, como psicóloga, enfermeiros de saúde mental e reabilitação, assistentes sociais, educadoras sociais e educóloga.
Esta RAC tem como objetivo a concertação da intervenção local e a criação de recursos de ajudas técnicas, bem como a implementação de formação de cuidadores informais. Vai ainda ser elaborado um Guia de Intervenção na área dos cuidadores informais para uma melhor articulação da intervenção e partilha de recursos.
Segundo os promotores do RACCI, o projeto apresentado pela Câmara Municipal de Vila Verde foi considerado como um dos que obtiveram as melhores avaliações globais (com base nos diferentes critérios que constam no regulamento). O selo qual poderá ser utilizado até ao final de 2024.
Sobre a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais
Por forma a concretizar a missão do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais concretizamos, pela segunda vez, a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) para integrar os municípios e as freguesias do território nacional português que adotem as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, sejam de que região for.
A RACCI é, portanto, uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito.
Sobre o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais Reconhecidos recentemente por um Estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores têm estado em destaque nos últimos tempos. E é porque, apesar de insubstituíveis, muitos continuam ainda invisíveis, que a Merck Portugal decidiu, no seguimento de um projeto corporativo global, o ‘Embracing Carers’, lançar, em 2020, no País um Movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’.
Este movimento, apoiado pela Merck, conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe.