Município de Vila Verde congratula-se com a inclusão da Variante à EN 101 no Programa Nacional de Investimentos 2030
Updated on 23/10/2020“Este é o projeto estratégico que Vila Verde precisa para entrar numa nova era de desenvolvimento. As nossas gerações vindouras merecem que esta notícia não passe apenas de uma boa intenção.” – Dr. António Vilela
A Câmara Municipal de Vila Verde, que tem vindo a reivindicar a premente necessidade da construção de uma Variante à EN 101, revela satisfação pela inclusão, desta importante infraestrutura, no Programa Nacional de Investimentos 2030. O Município apela à urgência na construção desta obra, sublinhando a importância para o desenvolvimento da zona norte do concelho, assim como o impacto desta infraestrutura rodoviária para a economia e a dinamização industrial desta região, face às áreas industriais servidas pela EN 101, com particular ênfase para o Parque Industrial de Gême.
Há vários anos que a Câmara Municipal de Vila Verde, com o unânime apoio dos membros da Assembleia Municipal de Vila Verde e das Juntas de Freguesias reclama a urgência de criar uma alternativa ao crescente e cada vez mais aflitivo problema do congestionamento do trânsito na EN 101, particularmente no troço que atravessa a sede do concelho de Vila Verde. Por se tratar de um eixo fundamental, já há mais de duas década que o Município de Vila Verde definiu o corredor da variante à EN101 no seu Plano Diretor Municipal e através da CIM Cávado solicitou a sua introdução no Programa Nacional de Investimentos 2030.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, sublinha que “o Município de Vila Verde não esconde a sua satisfação pela inclusão da Variante à EN101 no PNI 2030, infraestrutura que assegura impactos relevantes ao nível da redução dos conflitos de tráfego, contribuindo diretamente para a segurança rodoviária e desenvolvimento concelhio.”
O edil Vilaverdense, sublinha contudo que “ao analisarmos o documento publicado verificamos que a variante a Vila Verde está incluída na ação 4 do subsetor Rodovia, dotado apenas com 268 milhões de euros e engloba 8 projetos, dos quais a melhoria das acessibilidade a vias de grande capacidade nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, assim como a restruturação das acessibilidade rodoviárias de acesso ao aeroporto de Lisboa. Esperamos sinceramente que os grandes centros urbanos não absorvam toda esta dotação e que a Variante a Vila Verde não passe de uma simples bonita intenção.”
António Vilela reforça “acreditem que a introdução desta infraestrutura no PDI2030 não nos levará a serenar a luta que vimos a travar há vários anos. O futuro de Vila Verde exige mais que uma simples linha escrita num programa de investimentos. Não pretendemos, daqui a 10 anos, congratularmo-nos ou simplesmente assistirmos a um novo anúncio do Governo de Portugal quanto à inclusão da obra da Variante à EN 101 em Vila Verde num novo Plano de Investimentos.”
Município de Vila Verde, 23.10.2020