Município de Vila Verde com novo Centro de Rastreio COVID-19 para funcionários dos lares concelhios
Atualizado em 20/04/2020O Município de Vila Verde, no âmbito da sua estratégia de prevenção e controlo da pandemia Covid-19, instalou, em colaboração com o ACES Gêres-Cabreira, com um novo centro de rastreio covid-19. Esta nova infraestrutura, localizada junto ao Centro de Saúde da Vila de Prado, vai permitir rastrear todos os funcionários dos lares e dos serviços de apoio domiciliário das IPSS concelhias, assim como, dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.
Para o efeito, o Município de Vila Verde está já a contactar todas as IPSS concelhias, de forma a agendar o rastreio aos respetivos colaboradores. Na convicção de que prosseguir com a estratégia de alargamento máximo da realização de testes, sobretudo nos espaços e nos contextos de maior risco, é essencial para travar o avanço da pandemia, o Município de Vila Verde procedeu também já à aquisição de 2 000 testes, que serão disponibilizados para o início da realização de testagens aos idosos institucionalizados em lares concelhios que se revelem recetivos a esta imperiosa iniciativa.
Apontando para uma capacidade de realização de 570 testes por semana, o Município pretende, assim, continuar a dar um contributo decisivo para o efetivo combate à Covid-19. Estas medidas acrescem à significativa oferta de equipamento de proteção individual para os profissionais de saúde já efetuada às IPPS, Hospital da Santa Casa da Misericórdia, GNR, Bombeiros, Centros de Saúde, Juntas de Freguesia e comércio local concelhio.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “o Município de Vila Verde está essencialmente focado em garantir a proteção de todos os profissionais que se encontram na linha da frente no combate à pandemia e em zelar pela saúde e pelo bem-estar de toda a população e, nas atuais circunstâncias, principalmente das pessoas numa situação de maior vulnerabilidade.”
Assim, na perspetiva do mesmo Edil, “é fundamental que todos, poderes públicos, instituições e empresa locais e cidadãos em geral, se continuem a mobilizar e a manifestar recetivos e colaborantes relativamente a todas as medidas que visem salvaguardar a saúde pública e assegurar o bem-estar geral.”
Município de Vila Verde, 20.4.2020