Amanhã, dia 21 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, e para assinalar a data o Município de Vila Verde irá iluminar de cor roxa a Torre dos Padroeiros, sita na Praça do Município e irá lançar um vídeo, nas redes sociais, a alertar para a importância do diagnóstico atempado da doença. Também, amanhã, às 16h00, na Casa da Alegria, será apresentado “O Caderno dos Sentidos”. Esta é uma iniciativa que conta com o apoio da ACES-Cávado Gerês Cabreira, da Casa da Alegria e d Rede Social de Vila Verde.
“Setembro Mês Mundial de Alzheimer”
“Setembro é o Mês Mundial de Alzheimer, uma campanha internacional de sensibilização para a demência e combate ao estigma. Todos os anos, as associações de Alzheimer e outras demências, bem como todas as pessoas envolvidas no tratamento, cuidados e apoio às pessoas com demência, unem forças em todo o mundo para organizar eventos de sensibilização e informação, bem como passeios da memória e dias de angariação de fundos.” O alcance desta campanha está sempre a crescer, mas o estigma e a desinformação em torno da demência continuam a ser um problema global. Setembro é um mês de acção, mote para nos unirmos e apelarmos à mudança.
DADOS
A cada 3 segundos, alguém no mundo desenvolve a demência. • A demência tornou-se uma doença de triliões de dólares em 2018. • A demência é a sétima principal causa de morte no mundo. • Os cuidados informais a pessoas com demência equivalem a 40 milhões de trabalhadores a tempo inteiro. • Um número desproporcionado de mulheres são cuidadoras informais. As mulheres, a maioria das quais vive em LMICs, contribuem com 71% das horas anuais mundiais de cuidados informais – 58 mil milhões de horas de cuidados! • A maioria das pessoas com demência não são diagnosticadas ou apoiadas. • Hoje em dia, quase 50 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com demência. • À medida que a população envelhece, prevê-se que a prevalência da demência atinja 152 milhões de pessoas até 2050.
Município de Vila Verde, 20.9.2021