Município de Vila Verde apresenta amanhã o Boletim Cultural nº13 – “Parada de Gatim e a História da Louça Preta” foi o tema escolhido para esta edição
Updated on 25/10/2018“Parada de Gatim e a História da Louça Preta” foi o tema escolhido para a 13ª edição do Boletim Cultural de Vila Verde.
É sabido que a olaria constituiu um papel preponderante na história das civilizações em Vila Verde, especialmente na Vila de Prado, Parada de Gatim, Cervães, Escariz e Oleiros, tornando-se um negócio para várias famílias do concelho, constituindo, assim, o seu sustento, acabando por dinamizar a economia local.
Um dos objetivos deste Boletim Cultural é, precisamente, valorizar a criatividade e o empenho de quem se dedicou (e dedica) a este ofício e o converteu numa referência regional, nacional e até internacional.
Além disso, esta edição contempla a história da existência da “Louça Preta” em Parada de Gatim (e não só), revelando um pedaço da identidade histórico-cultural do concelho.
Esta publicação conta, uma vez mais, com um excelente trabalho sobre a olaria, desenvolvido pelo Reverendo Doutor Sousa Araújo. A coordenação de mais este Boletim é da responsabilidade do Doutor Aurélio de Oliveira, como já nos tem vindo a habituar.
A apresentação deste número será amanhã, dia 26 de outubro, às 21h00, no Salão Nobre dos Paços do concelho de Vila Verde, no âmbito do 163º aniversário da sua fundação.
Convidámos-lo a participar nesta e nas restantes atividades que preparamos ao longo dos três dias de comemoração.
Município de Vila Verde, 25.10.2018