Município de Vila Verde acolheu “mensagem de amor e paz” dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude
Atualizado em 20/02/2023A Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani estiveram em exposição na Praça do Município, em frente ao edifício dos Paços do Concelho
O Município de Vila Verde acolheu hoje os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani estiveram em exposição na Praça do Município, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
Os membros do executivo camarário e colaboradores municipais, assim como autarcas das freguesias, jovens e representantes de instituições locais participaram na iniciativa. Durante cerca de quatro horas, os símbolos permaneceram no espaço municipal, contextualizado por decoração preparada por funcionários e sob animação da Verde Tuna Municipal.
A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, assumiu, “com imenso orgulho e alegria”, a receção dos Símbolos, que “transmitem uma mensagem muito forte de amor e de paz”.
“Ao associar-se a esta Peregrinação da Jornada Mundial da Juventude, o Município de Vila Verde está a participar num movimento importante para o Mundo em que vivemos hoje e para o mundo em que queremos viver no futuro”, justificou Júlia Fernandes, que agradeceu a todas as instituições e pessoas que organizaram e participaram nesta Peregrinação concelhia.
A autarca sublinhou o facto de os Símbolos da JMJ já terem estado “em locais especialmente marcados por catástrofes e guerras, levando uma mensagem de fé e também de esperança, para ajudar a restaurar a confiança na Humanidade e num Mundo melhor”.
“E que melhor terra do que Vila Verde pode hoje, e neste mês de fevereiro, dar mais força a esta mensagem de amor e de paz?”, desafiou a autarca, fazendo associação à história dos Lenços de Namorados, cujas quadras e motivações chegaram aos quatro cantos do mundo.
Numa cerimónia que contou com intervenções dos vereadores do executivo e a participação dos responsáveis pela Peregrinação concelhia, a presidente da Câmara de Vila Verde frisou que, perante “os momentos particularmente difíceis que atravessamos, esta Jornada Mundial da Juventude convoca-nos a todas e a todos para construir um mundo melhor”.
A Peregrinação dos Símbolos da JMJ no concelho de Vila Verde termina hoje, depois de ter passado por diferentes espaços e instituições, incluindo os centros da Vila de Prado e do Pico de Regalados, os Bombeiros de Vila Verde, a Santa Casa da Misericórdia, a Escola Profissional Amar Terra Verde e a Escola EB 2,3 da Ribeira do Neiva.