Mónica Mindelis em residência artística de Vila Verde a partir da próxima quinta feira
Updated on 14/10/2020Artista irá desenvolver uma obra de arte para o concelho, em regime aberto, a partir da imagem dos Lenços de Namorados
Integrada no projeto de Residências Artísticas “Amar o Minho”, do Minho Inovação, e no programa da 11ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, que decorre de 17 de outubro a 27 de novembro, esta iniciativa pretende enaltecer o artesanato, através da criação artística de uma obra de arte inspirada na imagem dos Lenços de Namorados, ex-líbris do concelho de Vila Verde.
Durante a residência, que acontecerá de 15 a 30 de outubro na Aliança Artesanal de Vila Verde, a artista brasileira, Mónica Mindelis, irá estabelecer contacto com as artesãs locais, grandes impulsionadoras da tradição, de forma a aprender os principais pontos, desenhos e motivos desta herança cultural.
Habituada a explorar os processo do têxtil nos seus desenhos, Mónica Mindelis fará, também, uma abordagem conceitual ao feminino e ao Minho enquanto território de afetos.
O projeto, inédito em Portugal, cria a maior rede de residências artísticas nos 24 municípios representados pelas três CIM da região, numa estratégia concertada que se destina a reforçar a identidade cultural do Minho e, desta forma a dinamizar o território do ponto de vista artístico e turístico.
O processo de residência artística decorrerá em regime aberto e com possibilidade do público assistir ao trabalho ao vivo.
Local: Centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde – Aliança Artesanal
Período: 15 a 30 de outubro
Visitas: 3ª e 5ª, 9:30-12:00 e 14:30-17:00 -limite máximo de 5 pessoas/visita
Aproveitamos para relembrar que esta e outras iniciativas serão abordadas na Conferência da Bienal Internacional de Arte Jovem que decorre, amanhã, 14 de outubro, às 11h00, na Biblioteca Municipal de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 14.10.2020