MODERNIZAÇÃO DO REGADIO DE CABANELAS A SABARIZ – Ministra da Agricultura presente na Cerimónia de Consignação da Empreitada de Construção da Estação Elevatória de Cabanelas
Updated on 13/12/2019Decorreu esta manhã, na freguesia de Cabanelas, a cerimónia de Consignação da Empreitada de Construção da Estação Elevatória de Cabanelas (Modernização do Aproveitamento Hidroagrícola de Sabariz-Cabanelas), onde estiveram presentes a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, o Secretário de Estado, Nuno Russo, acompanhados pelo Presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Cabanelas, António Esquivel.
É uma obra esperada e desejada há muitos anos pelos agricultores
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, referiu que «é uma obra esperada e desejada há muitos anos pelos agricultores. Esta veiga é extremamente produtiva e foi talvez uma das primeiras áreas de Portugal a sofrer uma intervenção ao nível do emparcelamento. Julgo que as coisas estão diferentes e estão criadas as condições para que esta área possa ser um espaço de desenvolvimento agrícola no concelho e Vila Verde.
O autarca frisou que «esta é uma obra que encaixa na estratégia do Município e que o país deve seguir de apoio à atividade agrícola, pelo que não podia ter vindo em melhor hora e mostra a atenção aos desafios que se têm criados para os agricultores. Apresento os parabéns a todos que contribuíram para este desfecho.»
Estação Elevatória do Bloco de Cabanelas
Segundo o Diretor Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gonçalo de Freitas Leal, a obra, que surge na sequência de um concurso público do PDR 2020, de cerca de 1, 27 milhões, tem um prazo de execução de 240 dias, cerca de 8 meses, e passou esta manhã para o “papel”, com a assinatura do acto de consignação.
A requalificação passa pela construção da Estação Elevatória do Bloco de Cabanelas que ocupa uma área total de 33,0 m por 20,00 m e compreende 3 estruturas principais: tomada de água, edifício da estação elevatória e estrutura de apoio dos reservatórios hidropneumáticos e dos filtros de malha.
Na sua globalidade, o projecto de modernização do aproveitamento hidroagrícola Sabariz-Cabanelas, está integrado no Programa Nacional de Regadios e representa 8,12 milhões de euros de investimento, contemplando, para além da estação elevatória, a construção do Bloco de Rega de Cabanelas (com cerca de 327ha de área de intervenção), a reabilitação de caminhos (10,4km) e o melhoramento da rede de drenagem (3,2km).
Durante a a receção o Presidente da Câmara Municipal ofereceu à Ministra da Agricultura um cabaz com produtos locais, nomeadamente com produtos de Vila Verde, o qual foi acompanhado pelo nosso Ex-Libris, um Lenço de Namorados.
Município de Vila Verde, 13.12.2019