Ministro das Infraestruturas e Habitação assume compromisso para Variante a Vila Verde
Atualizado em 16/10/2024Até ao final do ano, será lançado concurso para estudos que permitam avançar com projeto de execução da obra
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciou em Vila Verde o compromisso para retomar o processo da construção da variante à EN 101. Numa sessão pública na Câmara Municipal e na presença do presidente da IP- Infraestruturas de Portugal, o governante fez questão de assumir o lançamento de concurso até ao final do ano, para a realização dos estudos necessários ao projeto de execução da obra, reclamada há mais de 20 anos.
“Uma das obras de que me posso regozijar de anunciar é a da variante à Estrada Nacional 101. A IP irá lançar, desde já, um estudo rodoviário profundo para se encontrar soluções. Mal tenhamos esse estudo, iremos, em conjunto, encontrar soluções de financiamento para a execução da obra”, avançou Miguel Pinto Luz.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, manifestou a satisfação pelo compromisso assumido, de forma a retomar o processo da Variante e a resolver o problema do trânsito da Estrada Nacional 101.
A autarca lembrou que a obra integra o Plano Nacional de Investimentos 2030 e que o Município tem consagrado em PDM um corredor reservado para a via, mas estava sem qualquer dotação financeira, de tal forma que o governo anterior manteve o processo parado e não avançou para o lançamento do projeto.
Solução para a Rotunda do Canoísta
Na visita ao concelho, o ministro das Infraestruturas e da Habitação aproveitou para visitar as obras de repavimentação na EN 201, acompanhado por responsáveis da IP, membros do executivo e autarcas do concelho.
Na ocasião, a presidente da Câmara sensibilizou o governante para a necessidade de estender a obra em curso até à Variante do Cávado, assim como a urgência em resolver o problema de constrangimento de tráfego na Rotunda do Canoísta, na Vila de Prado.
“Há o compromisso de, em conjunto, estudarmos as melhores soluções, seja um túnel, ou uma passagem elevada, para resolver o problema de todos que andam nesta estrada”, adiantou a presidente da Câmara, esclarecendo que o município assegurou já a execução do projeto que vier a ser apresentado, garantiu Júlia Rodrigues Fernandes.
A opção para a Rotunda do Canoísta integrará também a ligação ao Parque Industrial de Oleiros, que o município já assumiu. “São obras estruturantes e necessárias para atrair investimento para Vila Verde e melhora qualidade de vida dos vilaverdenses e das populações dos concelhos vizinhos”, sustentou a autarca.