Ministra da Coesão Territorial Lançou a 1ª Pedra do Centro de Promoção da Gastronomia e Ciências Gastronómicas de Vila Verde
Updated on 08/01/2021A Ministra da Coesão Territorial, Drª Ana Abrunhosa, presidiu esta manhã, ao Lançamento da 1ª Pedra do Centro de Promoção da Gastronomia e Ciências Gastronómicas de Vila Verde.
Segundo o Presidente da Câmara, Dr. António Vilela «Este projeto da Câmara Municipal, co-financiado por fundos comunitários, permitiu criar um ambicioso plano de reabita atação urbana que representa uma mais valia para o território, com capacidade para atrair pessoas e catalisar o comércio e os serviços.»
O autarca sublinha que «A singularidade na nossa gastronomia reclamava este investimento. Investimento que vai atrair novas perspetivas de valorização e de projeção de uma riqueza ancestral inestimável.» Este Centro de Promoção da Gastronomia terá um espaço destinado a investigação e à confeção de alimentos, salas de formação, espaços polivalentes de provas e toda uma área exterior requalificada, que permitirá a realização de vários eventos.
Para a Ministra da Coesão Territorial, Dr.ª Ana Abrunhosa «Este Centro de Promoção da Gastronomia e Ciências Gastronómicas é mais uma pedra na construção de um interior mais jovem, mais qualificado, mais respeitador das suas origens e mais desenvolvido. Por isso é que o considero um exemplo de coesão. Não é por acaso que estas iniciativas têm o apoio dos Fundos Europeus para o Território»
«A Câmara de Vila Verde tem feito um ótimo aproveitamento das oportunidades que lhes são dadas pelos Fundos Comunitários. Foram definidas prioridades claras e em todos os projetos, nós verificamos que as prioridades passam por melhorar a qualidade de vida da sua população»
A empreitada que deverá estar concluída até ao final de 2021, teve um investimento de cerca de um milhão e trezentos mil euros, com comparticipação de fundos comunitários europeus.
A cerimónia, abrilhantada pela atuação de uma aluna da Academia de Música de Vila Verde e da participação de dois alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde, decorreu com várias restrições, devido à conjuntura atual do país.
A obra visa a reabilitação do edifício da Antiga Escola Primária de Vila Verde que será convertido numa unidade de promoção da gastronomia local. A intervenção vai preservar a estrutura original do edifício, investindo principalmente na alteração da compartimentação interior e na ampliação necessária.
De referir que esta obra, além de permitir a recuperação de um edifício público com uma excelente localização e que estava a degradar-se, será um contributo muito importante para a elevação da qualidade ambiental, urbanística e paisagística do centro urbano da freguesia de Vila Verde e Barbudo e irá ainda ajudar a afirmar a sede do concelho de Vila Verde como um polo de dinamização do comércio, dos serviços e do turismo local.
A Ministra visitou também as obras da Adega Cultural de Vila Verde e o Centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde – Aliança Artesanal e Espaço Namorar Portugal.
Município de Vila Verde, 08.01.2021