MÊS DO ROMANCE – Cidade de Guimarães acolheu a apresentação da nova linha de artesanato da Artecouro
Updated on 02/02/2017A marca territorial vilaverdense esteve a conquistar corações na ‘cidade berço’, Guimarães, onde a Artecouro, de Jacinto Teixeira, deu a conhecer a sua nova linha de produtos Namorar Portugal, ‘Arte com Amor’.
A Casa da Memória recebeu a apresentação da linha ‘Arte com Amor’
Na tarde de 1 de fevereiro a marca Namorar Portugal foi à cidade berço, pois esta foi a primeira vez que uma iniciativa do Mês do Romance se realizou na cidade de Guimarães. A Casa da Memória recebeu a apresentação da linha ‘Arte com Amor’, da Artecouro, uma empresa vimaranense apaixonada pela tradição do Minho. Este ano ficámos a conhecer os estampados com os motivos dos Lenços de Namorados em peças de cortiça e os ténis masculinos, além de ter sido alargado o leque de carteiras de senhora, que aparece agora com ‘opções para todos os gostos e feitios’. A Artecouro apresentou, até à data, perto de 150 produtos Namorar Portugal, mas continua “com vontade de criar mais, gostaria de agradecer ao Município de Vila Verde e de reconhecer o grande empenho neste projeto que admiro muito e do qual gosto cada vez mais”, afirmou Jacinto Teixeira.
Vila Verde é um território que valoriza a tradição sem a deixar estagnar no tempo
O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, marcou presença nesta iniciativa e deixou fortes elogios ao trabalho desenvolvido pela Artecouro. “Sr. Jacinto já é um símbolo da marca, colabora connosco há muito tempo e à medida que a marca evoluiu aderiu de imediato. É uma pessoa extremamente criativa e dinâmica”, afirmou o edil, lembrando que a edição de 2017 da programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ bateu todos os recordes, contando com mais de 80 iniciativas ao longo de 38 dias.
“Até ao momento, já apresentámos um total de nove produtos e ainda vamos no dia 01 de fevereiro. A marca já não é só de Vila Verde, porque temos parceiros espalhados por quase todo o país, desde os artesãos a título individual até às grandes empresas. A marca serve de âncora de desenvolvimento para muitas empresas. Já ouvimos inúmeras vezes os parceiros explicarem que há uma grande procura e que é o mercado a pedir estes produtos, o que é um excelente indicador”, concluiu António Vilela.
A sessão da tarde contou também com a presença do vereador da Cultura do Município de Guimarães, José Manuel Bastos, que deixou rasgados elogios aos seus congéneres vilaverdenses. “É com todo os gosto que acolhemos uma iniciativa de um projeto que já ultrapassou os limites do concelho de Vila Verde. Parabéns pela grande qualidade e quantidade de projetos e iniciativas no mercado. É de saudar este posicionamento de Vila Verde enquanto um território que valoriza a tradição sem a deixar estagnar no tempo, pois com ela projeta o futuro”, afirmou, frisando também o forte contributo do Sr. Jacinto Teixeira (bem como de outros artesãos) na preservação e promoção da tradição minhota.
Presente na sessão, a vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, salientou “Foi com grande entusiasmo que me desloquei a Guimarães para apresentar pela primeira vez nesta linda cidade um novo produto da marca Namorar Portugal. A Artecouro já é nosso parceiro há muitos anos e desta vez foi escolhida a cidade berço para dar a conhecer os seus novos produtos.”