MÊS DO ROMANCE – Braga acolhe a apresentação da nova linha Namorar Portugal da Gatémia, camisas para eles e capas para elas
Atualizado em 05/02/2019A cidade de Braga, capital do Minho, deu o arranque para mais uma semana recheada de iniciativas inseridas na diversificada, intensa e emotiva programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’. A Loja Interativa de Turismo da terceira maior cidade portuguesa acolheu na segunda-feira, dia 4, uma exposição de produtos da marca territorial do município de Vila Verde e a apresentação da nova linha ‘Capas linha Namorar Portugal 2019’ da Gatémia. O início da sessão contou com o brilho extra do espetáculo musical de uma aluna de Academia de Música de Vila Verde.
Após vários anos a apresentar produtos apenas para senhora, a Gatémia, marca criada pela empresa Casa Académica, surpreende tudo e todos com duas linhas Namorar Portugal de peças vibrantes e cheias de estilo: a gatémia para ela e a gatémia para ele. Para a mulher foram desenvolvidas novas capas e para o homem uma coleção de camisas feitas à medida, ambas inspiradas nos desenhos e mensagens de amor dos emblemáticos bordados minhotos com mensagens de amor. As camisas à medida, feitas por alfaiate já estavam na marca há muito tempo e agora ganham encanto redobrado com os motivos dos Lenços de Namorados. Uma novidade que foi pensada ao detalhe. “O conceito é fazer a camisa completamente à medida, desde a escolha do tecido, do botão, da linha e do bordado. Totalmente à medida do cliente que quer algo único e distintivo”, disse a representante da marca, Rita Gonçalves.
Por sua vez, a linha voltada para a mulher este ano carateriza-se como “uma capa que prende de lado com um fecho ou um botão, com um bordado e um pormenor de pelo”. Rita Gonçalves revelou que uma estratégia forte nas redes sociais e a associação à marca Namorar Portugal têm contribuído em larga escala para o sucesso dos produtos da Gatémia. “Ainda este ano, em dezembro, tivemos imensos contactos e encomendas das comunidades portuguesas no estrangeiro. A parceria com a marca Namorar Portugal está a correr muito bem”, terminou Rita Gonçalves, agradecendo aos representantes do Município de Vila Verde por uma parceira bastante profícua. “Conseguir honrar as gerações que me antecederam e, ao mesmo tempo, dar um toque de modernidade e manter a tradição na alfaiataria através da marca Namorar Portugal”, são os desejos da representante da Gatémia.
Namorar Portugal. Uma marca que “quebra fronteiras e valoriza os territórios”
Presente na sessão, o presidente do Município de Vila Verde agradeceu à Loja Interativa de Turismo e ao Município de Braga por continuarem a apostar na marca Namorar Portugal, o que “engrandece muito a marca e contribui para a sua divulgação”, já que estamos a falar de um espaço de grande visibilidade para os milhares de turistas que visitam a cidade. António Vilela prosseguiu sublinhando o crescimento exponencial da marca Namorar Portugal, que quebra fronteiras e valoriza territórios. “É a imagem de Portugal que é falada pela positiva mas também é a marca do nosso território, do conjunto de municípios que são responsáveis pelos lenços de namorados, não apenas Vila Verde”, referiu o presidente do município, para quem a aliança entre as empresas e a marca Namorar Portugal tem sido benéfica e recíproca. “Se por um lado a marca concelhia tem servido de locomotiva para impulsionar o sucesso das empresas. Por outro lado, ao lançarem todos os anos novos produtos e ao conquistarem novos mercados, estas mesmas empresas transformam e valorizam a marca Namorar Portugal. Iniciativas para promover e valorizar um património único e genuíno, que urge preservar, como os bordados inspirados no Lenço de Namorados, a cultura e a economia da região e do país saem beneficiadas”, reforçou o edil vilaverdense, congratulando ainda a cidade de Braga pela nomeação para O Melhor Destino Europeu de 2019.
Por sua vez, o vereador do Turismo do Município de Braga destacou o desenvolvimento da marca Namorar Portugal. “Cada vez que aqui estou, ouço sempre que houve uma adesão de maior número de empresas ao projeto. Essas empresas envolvem outras pessoas e, por isso, o projeto ganha uma dimensão que extravasa muito aquilo que é o território de Vila Verde, mas que, de alguma forma, dá dimensão ao próprio território do Minho e ao nosso distrito. É bom termos esta marca distintiva de um concelho vizinho e amigo, é bom saber que desenvolvem um bom trabalho”, afirmou Altino Bessa. É neste espírito de partilha e no esforço conjunto entre os municípios de Braga e Vila Verde que os produtos Namorar Portugal podem usufruir de “uma montra com potencial de atração enorme” na Loja Interativa de Turismo de uma cidade com inúmeros reconhecimentos e galardões internacionais no passado recente.
A vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, recordou que a vasta programação turístico-cultural do “Fevereiro, Mês do Romance” conta com 38 dias de atividades consecutivas e mais de 100 iniciativas por todo o país. Uma programação com epicentro em Vila Verde que percorre as principais cidades portuguesas como Braga, Porto, Coimbra e Lisboa. “Um pouco por todo o lado, o objetivo é sempre levar a marca o mais longe possível e a outros públicos”, afirmou Júlia Fernandes, deixando ainda fortes elogios para a Loja Interativa de Turismo de Braga “uma montra fantástica” e para o excelente trabalho desenvolvido pela Gatémia.
Município de Vila Verde, 5.2.2019