‘Mês do Romance’ atrai novas gerações
Updated on 17/02/2023Alunos da Ribeira do Neiva desafiados a bordar, em dia de lançamento de novos produtos Namorar Portugal com linhas juvenis
As novas gerações estiveram hoje no centro das atenções da programação do Mês do Romance, em Vila Verde. Num dia marcado pela apresentação de colares e pulseiras em estanho e calçado em couro direcionados para clientes mais novos, arrancou na Escola EB2,3 da Ribeira do Neiva uma formação de bordado para alunos.
Apresentação de novos produtos de Elisabete Dias e Jacinto Teixeira
No Espaço Namorar Portugal, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, destacou a aposta no mercado mais jovem, que incentivou os artesãos Elisabete Dias e Jacinto Teixeira a lançarem novas linhas de produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados.
Os colares e pulseiras feitos em estanho por Elisabete Dias apresentam-se com formatos e desenhos mais coloridos e mais leves. “Procurei que esta coleção fosse o mais colorida possível, mais divertida, virada para a Primavera, remetendo para as flores e cores fortes, de forma ir ao encontro dos jovens”, explicou a artesã, parceira da marca Namorar Portugal.
Jacinto Teixeira, da ‘Artecouro’, decidiu avançar também com “linhas mais leves e discretas”, nas novas sandálias para crianças, mantendo a aposta em materiais que garantem a qualidade e conforto do calçado e imprimindo ao couro um estampado inspirado nos Lenços de Namorados. O artesão lançou ainda três novos modelos de carteiras para homem e mulher.
Na Escola da Ribeira do Neiva, as portas abriram-se às bordadeiras
Na Escola EB 2,3 da Ribeira do Neiva, as portas abriram-se às bordadeiras e à formadora Rosa Lopes, para um curso de bordados dirigido aos alunos. A iniciativa, anunciada à entrada da escola com uma exposição alusiva aos Lenços de Namorados, é apoiada pela direção do Agrupamento e pela Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva.
A presidente da Câmara Municipal enalteceu a iniciativa de levar a arte de bordar às escolas, com importância redobrada para a preservação de uma tradição assumida como aposta estratégica na afirmação e valorização do concelho. No encontro com os alunos, Júlia Fernandes contextualizou a história e a origem dos seculares Lenços de Namorados, que perpetuam mensagens de amor.