Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde manifesta apoio e coragem aos vilaverdenses nesta segunda vaga da pandemia COVID-19
Updated on 10/11/2020«Caras(os) Vilaverdenses,
Enfrentamos, nesta altura, uma segunda vaga da pandemia COVID-19 que está a ter um impacto muito preocupante na saúde de um número crescente de pessoas e reflexos bastante graves na situação económica e social do país.
Começo por manifestar a minha solidariedade a todos os Vilaverdenses que estão a braços com esta doença e por lhes desejar uma rápida e plena recuperação.
Os tempos que vivemos são difíceis e exigem de todos nós coragem, espírito de sacrifício e resiliência.
Os Vilaverdenses, ao longo destes meses de provação, têm dado provas de elevado sentido de responsabilidade, procurando cumprir as orientações das autoridades de saúde e revelando-se solidários com todos aqueles que estão a ser mais diretamente afetados por esta doença.
O Município de Vila Verde manifestou-se, desde a primeira hora, atento e atuante no sentido de dar o seu melhor contributo em matéria de prevenção e de combate à pandemia.
Em articulação com as autoridades de saúde e com os profissionais desta área, temos sempre dito presente em tudo o que é possível fazer para que estejam reunidas as melhores condições para fazer face, com prontidão e eficácia, a esta séria ameaça à saúde pública.
Devo também prestar uma muito justa homenagem às Autoridades de Saúde locais e a todos os Profissionais de saúde pela dedicação e pelo elevado profissionalismo com que, diariamente, se desmultiplicam em diligências para minimizar o impacto da pandemia no nosso concelho. Temos, todos, uma dívida de gratidão perante o hercúleo esforço e a enorme abnegação de todos os profissionais de saúde.
Pela permanente disponibilidade e por todo o empenho revelados, as Juntas de Freguesia, a GNR, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde e as Instituições Sociais concelhias também são credores do nosso maior reconhecimento e fazem-nos, cada vez mais, acreditar que, todos juntos, vamos conseguir erradicar esta doença que está a afetar sobremaneira a nossa vida.
As nossas escolas, fruto da mobilização das Direções, dos Docentes e Não Docentes e dos Encarregados de Educação, arquitetaram e estão a implementar medidas de prevenção que representam uma grande mais-valia nesta luta contra a propagação da doença. A todos os agentes educativos deixo, pois, uma palavra de agradecimento e reconheço que estão a ser parceiros insubstituíveis nesta cruzada por um mundo livre da pandemia.
A todos garanto que o Município de Vila Verde vai continuar proativo e totalmente empenhado no desenvolvimento de políticas e na aplicação de medidas que ajudem os Vilaverdenses a enfrentar esta crise sanitária e económico-social a que ninguém está imune.
Com medidas de alívio fiscal para as famílias e as empresas, através do apoio na aquisição e no fornecimento de materiais de proteção, investindo em obras de requalificação de centros de saúde e apostando sempre no trabalho de parceria com as Juntas de Freguesia, com as Autoridades de Saúde e com as Instituições Sociais, vamos continuar a fazer tudo o que for humanamente possível para debelar esta doença.
Estou convicto de que, todos juntos, com grande sentido de responsabilidade e empenho, vamos vencer esta difícil batalha.
Um forte abraço amigo e solidário,
António Vilela»
Município de Vila Verde, 10.11.2020