“Mais um investimento para assegurar melhores cuidados de saúde à população”
Atualizado em 28/11/2023Novo polo da Unidade de Saúde Familiar Terra Verde inaugurado na vila do Pico de Regalados
Num dia de festa que envolveu diferentes gerações da comunidade local, foi hoje inaugurado o novo polo da Unidade de Saúde Familiar Terra Verde na vila do Pico de Regalados, que serve uma área populacional de cerca de 6 mil utentes da zona norte do concelho de Vila Verde.
“É mais um investimento que se enquadra no esforço brutal que o Município de Vila Verde tem vindo a fazer para assegurar melhores condições na prestação dos cuidados de saúde à população”, justificou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes.
A requalificação da nova USF representou um investimento superior a 1 milhão de euros, dos quais cerca de 628 mil euros foram assumidos pelo Município de Vila Verde e 398.620,12 euros foram provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa operacional regional Norte 2020.
Na cerimónia de inauguração, o presidente do Conselho Consultivo da ARS/Norte, Carlos Nunes, enalteceu o investimento do Município no edifício completamente renovado, vincando a melhoria de condições para o trabalho dos profissionais de saúde, mas declinou responsabilidades quanto à escassez de recursos financeiros e humanos.
A necessidade de mais profissionais naquela unidade de saúde foi sublinhada pela presidente da Junta da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, Fernanda Santos, que não deixou de evidenciar “alegria e satisfação” pelo novo equipamento ao serviço da população local.
“Apesar dos constrangimentos e do desinvestimento do Estado no território”, a presidente da Câmara Municipal reafirmou a “luta permanente pelo bem-estar da população do concelho”, agradecendo a contribuição de todos – incluindo as juntas de freguesia e demais instituições e movimentos associativos.
Mais recursos
Numa cerimónia de inauguração que juntou atuais e antigos profissionais de saúde daquela unidade, Júlia Rodrigues Fernandes garantiu que “o Município assume sem quaisquer receios as competências da Administração Central” em diferentes áreas, desde a ação social à educação, assim como na saúde – cuja delegação é oficializada a 1 de janeiro de 2024.
No entanto, a autarca lamentou a escassez de recursos disponibilizados pelo Poder Central para os serviços que passam a ser assegurados pela autarquia. É um desinvestimento que se estende às acessibilidades, dificultando a mobilidade e as potencialidades de desenvolvimento do concelho, “situado no coração do Minho”.
Ao nível da saúde, depois da requalificação dos dois polos que integram a Unidade de Saúde Familiar Terra Verde – situados no Vade e no Pico de Regalados –, Júlia Rodrigues Fernandes aponta para próximos investimentos em Cervães e no Centro de Saúde de Vila Verde.
Na USF do Pico de Regalados – que cobre as freguesias a população das freguesias de Pico Regalados, Gondiães e Mós, Sande, Vilarinho, Gomide e Barros, Pico S. Cristóvão, Prado S. Miguel, Coucieiro e Ponte S. Vicente –, a autarca agradeceu também o trabalho dos Serviços Técnicos do Município de Vila Verde e da Divisão de Projetos e Obras, que elaboraram o projeto. A empreitada foi executada pela empresa “Monte & Monte, S.A”.
Numa visita às instalações conduzida pela diretora clínica do ACES Cávado II – Gerês/Cabreira, Rita Pinheiro, e pelo coordenador da USF, José Miguel Moura, foi possível conhecer as novas instalações que se distribuem por uma área de 685m2, onde se incluem cinco gabinetes de prestação de cuidados (médicos/enfermagem), dois gabinetes de saúde infantil, dois gabinetes de saúde da mulher, sala de tratamentos, gabinete polivalente, secretaria, duas salas de espera e sala de reuniões.
A bênção inaugural do edifício foi feita pelo padre Angelino Kamati. Na cerinmónia participaram ainda o Rancho Infanto – Juvenil do Pico de Regalados, alunos do Agrupamento de Escolas e do Jardim de Infância e utentes do Centro de Dia da Casa do Povo.
Município de Vila Verde, 2023-11-28