Mais de uma centena de crianças comemoram o Dia Internacional do Livro Infantil na Biblioteca Professor Machado Vilela de Vila Verde
Updated on 02/04/2019Hoje, dia 2 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. Com o intuito de assinalar esta data de uma forma especial, os cerca de 150 alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Lanhas e Jardim de Infância da Misericórdia de Vila Verde assistiram, esta manhã, à encantadora peça de teatro “O Guirilampo”, na Biblioteca Professor Machado Vilela.
A peça, interpretada por Sónia Sousa, Professora e Autora do livro “O Guirilampo”, conta a história de Guirilampo, um grilo muito velhinho e de uma borboleta, que ele acreditava ser apenas da sua imaginação.
A narrativa desenrola-se com o nascimento de uma grande amizade entre estes dois pequenos animais, amigos da natureza.
No final, a morte de Guirilampo é abordada de uma forma muito subtil, para que os alunos a entendam como uma “transformação” e não como um fim. Aliás, é importante referir que a palavra “morte” não se encontra escrita no livro.
A obra fala sobre a solidão, a velhice e uma amizade verdadeira que irá permanecer para sempre, mas também de grandes aventuras entre os dois amigos.
As centenas de alunos que assistiram à peça, que além de lúdica é muito dinâmica, não poderiam ter ficado mais atentos e felizes!
Segundo a autora este «é um livro de literatura para a infância com ilustrações em aguarela, cuja harmonia entre texto e cor se fundem, absorvendo o leitor numa viagem única ao mundo dos afetos.»
Encenadora, dramaturga, atriz e formadora na área de teatro e técnica vocal, Sónia Sousa trabalha com associações culturais no desenvolvimento de oficinas de teatro para crianças, jovens e adultos. Desde 2010 que desenvolve e realiza projetos de teatro musical. “O Guirilampo” é o seu segundo livro.
Município de Vila Verde, 2.4.2019