Mais de 3100 alunos do concelho de Vila Verde já visitaram a Casa do Conhecimento
Updated on 22/12/2016A Casa do Conhecimento levou a cabo, durante 8 semanas, um programa destinado a alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 9º anos de escolaridade, que abrangeu cerca de 3100 alunos. O programa composto por quatro atividades distintas abrangeu visitas guiadas, atividades “30’ de…”, atividade com drones e de robótica.
A visita guiada passa pelos vários espaços da Casa do Conhecimento, com o objetivo de dar a conhecer, experimentar e usufruir das diferentes interações, conteúdos e instalações. No Auditório é exibido um conteúdo estereoscópico, intitulado – “ Uma viagem pelo 3D”, que explica como funciona a estereoscopia. A Sala das Tecnologias Criativas contempla várias áreas orientadas, nomeadamente, para a impressão 3D , para a robótica, para a realidade aumentada e para aplicações desenvolvidas em Processing. A Sala de Exposição interativa dispõe de uma parede com jogos interativos, de mesas interativas multitoque com a temática dos Lenços de Namorados e das Lendas do concelho de Vila Verde, uma réplica do exemplar escultórico de Guerreiro de S. Julião, na qual é exibida em vídeo mapping, uma pequena narrativa do quotidiano do povo da Cultura Castreja. A Sala Imersiva pretende criar um ambiente de imersividade multissensorial, apelando a quatro dos cinco sentidos , visão, audição, olfato e tato. A Sala de Formação que, atualmente, disponibiliza os jogos do “Digital Fruits”, uma medida de acompanhamento do Projeto Regime de Fruta Escolar. A Sala Polivalente oferece mais um espaço dedicado à robótica.
A atividade “30´ de…” procura proporcionar, aos alunos de 9º ano, um momento de conhecimento e reflexão sobre temáticas diversificadas. Durante estas 8 semanas foram realizadas 11 sessões desta atividade, subordinadas aos temas “Criatividade e Fantasia” e “O programa de computador mais pequeno do mundo que faz algo de interessante”.
A atividade de Robótica, dirigida a alunos do secundário, consistiu numa demonstração explicativa de vários componentes de robótica, suas funções e aplicações. Assim como, de alguns robots e suas funcionalidades.
A atividade com Drones que decorreu na Sala Polivalente foi desenvolvida pelo Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS) com alunos do Curso Vocacional da EB2,3 de Vila Verde, com o objetivo de programar drones utilizando a linguagem de programação Tynker.
Podemos considerar que este período de visitas e atividades teve um impacto muito positivo nos participantes, tendo em conta a avaliação que os visados fizeram das mesmas.