Home » Museu do Linho
“Na sala do linho está a gloriosa recordação da família portuguesa, das virtudes das nossas mães, do nosso lar. Tudo alvo puro, respirando o perfume da modesta flor azul, espelhando a frescura dos ribeiros e dos lameiros. Será talvez sentimentalismo, mas um minhoto não olhará para aquele quadro encantador, para as maravilhas da roca e do fuso, sem alguma comoção.”
Joaquim de Vasconcelos, 1884.
O Museu do Linho resulta de uma parceria do Município de Vila Verde, da União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo e da Associação Recreativa e Cultural de Marrancos. Uma convergência de interesses e vontades com vista a dotar o concelho de uma infraestrutura que contribua para a sua promoção cultural e turística num contexto regional.
A visita a este espaço permite contemplar os diversos instrumentos de trabalho e as peças elaboradas em linho e sua forte simbologia, remetendo para as diversas voltas que o linho dá, desde a sementeira até ao tear, constituindo um importantíssimo legado cultural, um testemunho da nossa identidade nacional e da memória coletiva que devemos preservar e valorizar.
Por outro lado, o Museu do Linho é a expressão de uma homenagem a todos quantos se dedicaram a este prestimoso ofício e aos que, ainda hoje, lutam pela sua sobrevivência e permitem, através deste valioso Património Cultural, enriquecer a nossa vida e a nossa existência.
VISITE-NOS E PARTICIPE NESTA EXPERIÊNCIA!