Home » Centro Interpretativo do Património Cultural
O Centro Interpretativo do Património Cultural de Vila Verde instalado desde abril de 2013, no Albergue de Peregrinos S. Pedro de Goães, é um espaço de excelência para divulgar e promover a todos os que por ali passam, a caminho de Santiago de Compostela, o riquíssimo património cultural material e imaterial e natural, que o concelho de Vila Verde possui.
A história do concelho, as festas, feiras e romarias, o artesanato, a gastronomia, os grandes eventos culturais – “Namorar Portugal”, “Sá de Miranda por Terras de Vila Verde, Feira Quinhentista”, “Festas Concelhias de Santo António”, “Bienal Internacional de Arte Jovem” e “Festa das Colheitas”. O património classificado, imóveis de Interesse Público e Monumentos Nacionais, são alguns desses exemplos.
O património natural com destaque para o rio Neiva, com referência a Francisco Sá de Miranda que, por estas terras viveu apelidado pelos seus amigos de “O poeta do Neiva” e diversas referências históricas e sociais associadas ao rio.
O trecho do Caminho de Santiago por Terras de Vila Verde, é outra das temáticas que ilustra os painéis expositivos do Centro Interpretativo do Património Cultural de Vila Verde.
Atendendo ao grande número de peregrinos estrangeiros que pernoitam no albergue, o Centro Interpretativo apresenta a diversa informação também em língua inglesa.
Este espaço está igualmente aberto a todas a pessoas que o queiram visitar, mediante pedido de marcação prévio.