LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DA REQUALIFICAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA DE VILA VERDE
Atualizado em 29/05/2019Vila Verde é um concelho de referência no que toca à educação
Decorreu, esta manhã, a cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra da Requalificação e Modernização da Escola Básica de Vila Verde.
O evento, que contou com a presença do Delegado Regional de Educação do Norte, Dr. João Gonçalves, do Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, de Presidentes de Juntas, do Executivo da autarquia vilaverdense e outras entidades e convidados, assinalou o arranque das obras que vão requalificar a EB 2 e 3 de Vila Verde.
Esta empreitada foi adjudicada por um valor próximo de 1 milhão e 400 mil euros, sendo que 750 mil euros provêm de fundos comunitários, 75 mil euros do Ministério da Educação e 400 mil do Município de Vila Verde.
A este valor acrescem, ainda, 200 mil euros para as salas de aula pré-fabricadas, também provenientes de recursos da autarquia vilaverdense.
A obra que deverá ser executada no prazo de um ano a partir da data de consignação, terá uma área de intervenção de cerca de 5500 m2.
O Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, considera que «esta é mais uma obra de enorme envergadura que lançamos no concelho de Vila Verde.»
Na perspetiva do mesmo edil «estamos a promover o futuro da nossa terra. A nossa principal preocupação é sermos um concelho de referência no que toca à educação dos nossos alunos.»
«Este investimento foi feito no sentido de melhorar as condições escolares das nossas crianças. Temos feito uma aposta clara nos centros escolares, no ensino básico, secundário e profissional, para que tenhamos jovens bem formados, que possam garantir a sustentabilidade e futuro do nosso concelho.», sublinhou o autarca
Segundo o Delegado Regional de Educação do Norte, Dr. João Gonçalves «Para os alunos que aqui estão hoje, este vai ser um dia que nunca vão esquecer. Reconstruir esta escola vai permitir que daqui a vinte anos o concelho de Vila Verde tenha ainda um ótimo equipamento escolar para os alunos que hão de vir.»
Para o mesmo Delegado «a nossa primeira opção é sempre a educação. Criar melhores condições nos estabelecimentos de escolares e, sem dúvida, melhorar as condições de ensino.»
«Tenho de dar os parabéns à Câmara Municipal de Vila Verde. Este é um território em que, a muito breve prazo, todas as crianças terão as condições necessárias para frequentar a escola e se formarem como melhores alunos e seres humanos.» colmatou
Para o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Faria, a prioridade é «tornar o concelho de Vila Verde um exemplo a nível nacional no que toca à educação.»
Esta empreitada consubstancia o futuro de um novo caminho para este estabelecimento de ensino e representa a evolução das instalações escolares no concelho de Vila Verde.
De referir que a cerimónia foi abrilhantada pelos alunos da Academia de Música de Vila Verde e ainda pela aluna Margarida Pimenta que brindou a audiência com a declamação de um poema.
Município de Vila Verde, 29.5.2019