Já disponível a nova Edição da AGENDA CULTURAL de Vila Verde
Updated on 18/01/2017“É na Cultura que encontramos inspiração para a inovação e para a valorização do mundo local”
O Município de Vila Verde já lançou a edição nº 49 da Agenda Cultural de Vila Verde . Esta é uma publicação que dá especial destaque às várias atividades culturais, educativas, desportivas, musicais e recreativas promovidas um pouco por todo o concelho.
Nesta edição, a rubrica “O Lugar da História”, dá especial destaque à “antiga” freguesia de Codecedas localiza-se a Norte da sede concelhia, da qual dista 15 km. É delimitada a Norte pelo concelho de Ponte da Barca e Valões, a Este por Penascais, a Sul por Prado s. Miguel e Godinhaços e a Oeste por Godinhaços e Duas Igrejas.
Como é habitual, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, faz a abertura desta edição, onde refere a importância desta Agenda Cultural como meio de promover o concelho de Vila Verde e os seus eventos.
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela:
“Neste novo ano que agora inicia, quero, começar por saudá-los a todos, renovando os meus votos para que 2017 seja um ano de sucessos a todos os níveis, com muita saúde e boa disposição.”
O início de um novo ano é sempre o ponto de partida de um novo ciclo de renovada esperança no futuro.
É tempo de refletir e de fazer o balanço do ano que termina, mas também, de traçar novos objetivos e de desenhar novos projetos que traduzem sonhos e expectativas de realização.
A Cultura é um fator de desenvolvimento que nos permite a todos nós, cidadãos e organizações, nestes tempos de mudança e de incerteza permanentes, ultrapassar as dificuldades do presente. É na Cultura que encontramos os valores fundamentais em que se alicerça a nossa condição de cidadãos e onde podemos obter ensinamentos e respostas para os desafios do futuro. E é também aí que encontramos inspiração para a inovação e para a valorização do local.
O período a que se reporta este novo número da Agenda Cultural é paradigmático no que concerne à conciliação da tradição com a inovação.
Começamos com o 12º Encontro de Reis, que este ano reúne em Vila Verde, durante dois fins-de-semana, mais de 30 grupos e dá voz a uma das manifestações populares mais genuínas e características desta época na nossa Região.
Segue-se a iniciativa “Namorar Portugal”, aliada ao tema dos Lenços de Namorados, que é um dos ícones maiores do nosso património cultural e espelha bem como a tradição também pode ser reinventada, dando origem a novos produtos e novas formas de expressão cultural que tocam diferentes dimensões. O XIV Concurso Internacional de Criadores de Moda e o VII Concurso de Acessórios de Moda marcam Vila Verde como a “capital” do amor e da inovação. O lançamento de unúmeros produtos associados aesta marca releva também a sua importância em termos económicos para o Concelho.
Os espetáculos musicais, as exposições, os workshops temáticos e as palestras constituem também atividades de extraordinário interesse pela oportunidade de lazer e fruição mas também pela diversidade dos temas abordados que vai ao encontro de diferentes grupos e dá visibilidade ao trabalho das várias entidades.
As atividades culturais propostas pelas associações e coletividades, juntas de freguesia, estabelecimentos de ensino ou, até mesmo, levadas a cabo por grupos informais, merecem o meu maior apreço e o apoio incondicional do Município.
Espero que todas estas iniciativas sejam do vosso agrado e nelas possam participar.
Um abraço amigo e um Feliz 2017
O Presidente da Câmara Municipal
António Vilela”
Clique na imagem e fique a conhecer o conteúdo desta publicação