IPCA instala ensino superior em Vila Verde
Atualizado em 15/07/2022Novo polo arranca com seis cursos da área digital e tecnológica
O Município de Vila Verde e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) celebraram hoje um protocolo de cooperação que consagra a instalação e funcionamento do primeiro polo de ensino superior no concelho. Seis cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) arrancam já em outubro, com 150 vagas, num polo especialmente direcionado para a área digital e tecnológica.
“Este é um dia histórico para Vila Verde, porque marca a concretização de um velho anseio do concelho, com a chegada do ensino superior ao nosso território”, assinalou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, na cerimónia da assinatura do protocolo, juntamente com a presidente do IPCA, Maria José Fernandes.
A líder do Município de Vila Verde realçou a confiança no sucesso da parceria com o IPCA, uma “instituição de ensino superior de excelência” e que terá forte impacto na valorização do território concelhio e dos seus recursos”.
Júlia Fernandes sublinhou a importância da aposta na qualificação dos jovens, “para superarem os novos desafios, incluindo ao nível do mercado de trabalho em permanente evolução e com criação de novas profissões”. O novo polo visa também apoiar as empresas instaladas no concelho, com a formação de novos quadros em áreas muito procuradas pelo mercado.
Contribuir para a coesão do território faz parte da missão do IPCA, como frisou a presidente do Instituto Politécnico. Maria José Fernandes saudou de forma especial a instalação do sexto polo do IPCA em mais um concelho do distrito de Braga, em defesa da “qualificação da população portuguesa, mais concretamente dos jovens e adultos desta região”.
Em colaboração com os municípios, Maria José Fernandes explicou que o IPCA continua a desenvolver uma estratégia de proximidade, promovendo o desenvolvimento regional e o acompanhamento das necessidades do mercado, com formação de excelência reconhecida pelos jovens, pelas famílias e pelas empresas.
Seis cursos e academia CISCO
O polo do IPCA em Vila Verde ocupará o edifício cedido pelo Município e onde esteve sediada a incubadora de empresas do IEMinho, em Soutelo. Como explicou o diretor da Escola Técnica Superior Profissional do IPCA, Filipe Chaves, é um edifício com condições para desenvolver a oferta formativa, com excelentes acessibilidades e boa rede de transportes públicos.
Os seis cursos técnicos superiores profissionais a abrir em Vila Verde são: Aplicações móveis, Apoio à gestão, Desenvolvimento web e multimédia, Redes e segurança informática, Marketing digital e social media, Refrigeração e eficiência termo energética (este desenvolvido em parceria com empresa instalada no concelho).
As candidaturas podem ser feitas até 22 de agosto, com informação disponível no site do IPCA (https://etesp.ipca.pt/futuros_estudantes_candidaturas/concurso-de-acesso-aos-ctesp-2022-23/). Filipe Chaves adiantou que foram já recebidas 16 candidaturas para os cursos em Vila Verde, aproveitando para adiantar que estes CTeSP dão acesso a bolsas da Fundação José Neves, para além dos apoios sociais disponibilizados normalmente pela Direção Geral do Ensino Superior.
No polo de Vila Verde passará ainda a ficar instalada a Academia CISCO, com formação certificada na área da cibersegurança.
Um curso TeSP tem a duração de 2 anos e inclui 6 meses de estágio numa empresa, cujo objetivo é o desenvolvimento de competências técnicas específicas que permitam a iniciação de uma atividade profissional e integração no mercado de trabalho.