Investimento de dois milhões de euros na requalificação das Escolas Básicas de Vila Verde e de Prado
Atualizado em 21/03/2022O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, acompanhado do Diretor de Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Dr. Alberto Rodrigues e do SubDiretor de Agrupamento de Escolas da Vila de Prado, Dr. Luís Martins, assinou esta manhã, no auditório municipal de Vila Nova de Gaia, os acordos de colaboração que irão permitir a modernização e requalificação das EB 2 e 3 de Vila Verde e da Vila de Prado.
Esta cerimónia, que representa o culminar do pacto da CIM-Cávado com a CCDR-Norte, acordado em 2015, será o pontapé de saída para a realização de duas intervenções profundas em dois edifícios escolares que necessitam oferecer melhores condições físicas para a prossecução da sua nobre missão de promover a educação de crianças e jovens de todo o concelho de Vila Verde.
Serão investidos 1 milhão de euros em cada uma das escolas, sendo que 85 % de cada uma das fatias será suportado por verbas advindas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020. Estes 2 milhões de euros foram prescindidos pelo bolo comunitário alocado ao Município de Vila Verde, que poderiam ser utilizados em investimentos em domínios que são da competência direta da autarquia vilaverdense. Contudo, de forma a fechar todo o processo de requalificação dos equipamentos escolares Vilaverdenses, esta verba foi direcionada pelo Município de Vila Verde para ser aplicada em dois estabelecimentos de ensino que estão sob a total alçada do Ministério da Educação, a quem, consequentemente, competia realizar estas prioritárias obras de modernização e requalificação.
ACâmara Municipal de Vila Verde é ainda chamada a garantir metade da componente nacional e a garantir a elaboração dos projetos de arquitetura e das especialidades para a ampliação e modernização do edifício e dos arranjos exteriores incluídos no perímetro da Escola.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “este é um dia histórico para o concelho de Vila Verde, pois vão avançar duas intervenções de crucial importância para garantir que todas as crianças e jovens do concelho de Vila Verde, de todos os níveis de ensino, até ao 12.º de escolaridade, possam estudar em estabelecimentos de ensino totalmente requalificados, modernos e funcionais, com todas as condições físicas para beneficiarem de uma atividade ensino-aprendizagem ao nível do que de melhor se faz em Portugal e nos países mais desenvolvidos da Europa .”
O mesmo Edil recorda que “este é mais um forte exemplo do enorme esforço que nos últimos anos o Município de Vila Verde tem vindo a realizar de forma a construir e requalificar os equipamentos escolares que cobrem todo o território concelhio, concluindo assim as diretrizes da Carta Educativa em matéria de equipamentos e infraestruturas educativas. Para além disso, os nossos orçamentos municipais, têm, sucessivamente, destinado a maior fatia, acima dos 35%, à educação, razão pela qual o investimento da Câmara Municipal na modernização e requalificação das escolas básicas de Vila Verde e da Vila de Prado, embora fosse da inteira competência do Ministério da Educação, se revela da maior importância para que as condições oferecidas aos alunos Vilaverdenses sejam de excelência em todos os níveis de ensino.”