Intervenção na rede pública de abastecimento de água na Vila de Prado Dia 11 de novembro, entre as 8h30 e as 13h00
Atualizado em 06/11/2020No sentido de melhorar o sistema de abastecimento de água, evitando falhas na distribuição e prevenindo eventuais fugas, o Município de Vila Verde está a avançar com a chamada Telegestão de medição e controlo dos caudais e da pressão da água na rede pública.
Nesse contexto, informa-se que na manhã da próxima quarta-feira, dia 11 de novembro, entre as 8h30 e as 13h00, a Câmara Municipal irá proceder a uma intervenção na rede de abastecimento público de água na Vila de Prado, podendo assim surgir uma interrupção no normal fornecimento de água da rede pública daquela zona.
Contamos, por isso, com a compreensão dos utentes, tendo em conta a importância desta operação para que haja um sistema de abastecimento mais eficaz e eficiente. De facto, associado à recolha automatizada e centralizada de informação para medição e controlo dos volumes de água que entram e saem da rede será instalado um software de apoio que permitirá controlar eventuais perdas e identificar padrões de variabilidade de caudais, gerando alertas para valores anómalos.
Com a instalação destes equipamentos serão prosseguidas quatro linhas de ação para o controlo e redução de perdas no abastecimento público: primeiro será feita a medição zona a zona, em seguida proceder-se-á à deteção e localização de grandes consumos e/ou reparação de fugas, depois será implementada a Gestão de Pressões e, por fim, será feita a reabilitação de condutas que se revelem problemáticas.
Associada à deteção precoce de fugas, será possível conseguir através da Medição Zonada, uma mais rápida e eficaz localização e reparação das mesmas, de forma a minimizar os volumes de água perdidos. Em breve, toda a rede municipal contará com este conjunto de ferramentas que permitirão efetuar, de forma significativamente mais consolidada e sistemática, o controlo de perdas reais nos sistemas de abastecimento de água sob gestão da autarquia.
Município de Vila Verde, 06.11.2020