Inovação social sustenta criação de saco ecológico Namorar Portugal
Updated on 28/02/2023‘Re.store’ desenvolve novo produto, envolvendo EPATV, APPACDM e CuidarMais24
Um saco ecológico, produzido com materiais têxteis reutilizados e através da conjugação de competências de diferentes instituições, é o resultado de um projeto de inovação social que dá corpo a um novo produto da marca Namorar Portugal.
Inspirado nos Lenços de Namorados, o saco de pano desenvolvido pela ‘Re.store’ foi apresentado hoje na Casa do Conhecimento de Vila Verde, com a participação dos diferentes parceiros num processo de produção “inovador, solidário e promotor da sustentabilidade ambiental”.
“É uma peça lindíssima com uma mensagem forte de amor ao planeta e no combate ao plástico, verdadeiro flagelo do nosso planeta. Faz voltar-nos ao tempo das nossas avós, que usavam sacos de pano no seu dia a dia. Elas é que sabiam e tinham razão”, anotou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes.
Na apresentação do “saco Namorar Portugal – feito com amor e inclusão”, a autarca mostrou-se convicta do sucesso do novo produto, que representa também “uma mais-valia especial para a inclusão e valorização de utentes de instituições de solidariedade envolvidas no projeto”.
Num processo liderado pela ‘Re-Store’ – nova parceira Namorar Portugal – e com design gráfico idealizado por alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde, a costura dos tecidos reutilizados foi assumida por pessoas que integram o programa de envelhecimento ativo da CuidarMais24. Os bordados decorativos foram concretizados por utentes da APPACDM-Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental.
Como explicou Sílvia Correia, da ‘Re.store’, a produção assenta na remuneração do trabalho, nomeadamente dos utentes das IPSS envolvidas, servindo como fonte de receita para investimento em novas atividades e também como atividade terapêutica.
Sandra Santos, da ‘CuidarMais24’, e Bruno Ramos, da APPACDM de Braga, agradeceram a possibilidade de participar no projeto, destacando o seu forte impacto para a inclusão e a integração social dos seus utentes, alguns dos quais marcaram presença na sessão apresentação do novo produto Namorar Portugal.
Fim-de-semana recheado de atividades
O último fim-de-semana da programação do Mês do Romance foi especialmente recheado de atividades em Vila Verde, com eventos como uma caminhada, concertos de música e dança, apresentações de novos produtos, desfile de moda e workshops.
O “trevo do amor” é a criação inspirada nos Lenços de Namorados de Vila Verde que serve de mote para uma nova linha de produtos de decoração apresentada pela Decorverde.
Na apresentação do novo produto associado à marca Namorar Portugal, a presidente da Câmara de Vila Verde enalteceu “o resultado feliz da criatividade e da força de trabalho” de Adelaide Marques, uma empresária e artesã que assume a sua paixão em “recriar, inovar e adaptar as belíssimas tradições das mulheres minhotas”.
As cores e os motivos dos Lenços de Namorados inspiram a decoração dos novos produtos de decoração e utensílios para os lares, assim como acessórios de moda. Como referência central, os quatro corações do trevo de Adelaide Marques acolhem como palavras-chave: o amor, a esperança, a fé e a sorte.
“São a base para construir a felicidade, num caminho onde o amor é fundamental, mas também precisa de sorte. Por isso, escolhi o trevo de quatro folhas, popularmente referenciado como amuleto da sorte e sinal de bons presságios”, explicou a bordadeira.
‘School in Love’
Na tarde de domingo, a Escola Secundária de Vila Verde foi palco do ‘School in Love’, um desfile de moda organizado pelos alunos e que é já um dos eventos de referência do Mês do Romance. Sob o tema ‘DESconstruir…’, sobressaiu a” força das mensagens tão simples dos Lenços de Namorados e que chegam tão longe, em defesa de valores como o amor, a paz, a solidariedade e a amizade”, como sublinhou a presidente da Câmara, Júlia Fernandes.
Coordenados de várias edições da Gala Namorar Portugal e novas criações dos formandos da escola foram apresentados pelos alunos, num desfile de moda com cor, luz e muito glamour. Houve ainda espaço para belos momentos musicais, sob um cenário com decoração acolhedora e simpática, apreciado pela comunidade educativa.
Na noite de sábado, o Concerto no Centro Social e Paroquial de Cervães acolheu um concerto de música e dança proporcionado pela Academia de Música de Vila Verde, juntando diversos artistas.
Das iniciativas destaca-se ainda a caminhada pelo Trilho do Fojo do Lobo, que na manhã de domingo juntou mais de 200 pessoas, num percurso desde o Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega, passando por locais como Bemposta, Nogueira, cruzeiro Fonte Fria, Fojo do Lobo da Laje, Bezeguimbra, Povoadura e Capela S. Sebastião.
Ao longo do fim-de-semana correram ainda diversos workshops. A arte de fazer bordados dominou as sessões proporcionadas pela Aliança Artesanal e pela Teciborda. Em Aboim da Nóbrega, no atelier Tearte, o artesão Fernando Rei explicou a arte de tecelagem. Arte floral, pela Vila Verde em Flor, e decoração de bolos – ‘Mini Cup Cake Dreams’ –, pela ‘Cakedreams’, foram outros dos ofícios partilhados entre pessoas que sabem e outras que quiseram saber.