Foi publicado em Diário da República o anúncio da abertura do procedimento de classificação da Igreja de São João Baptista, em Coucieiro, no concelho de Vila Verde.
De acordo com a informação da Direção-Geral do Património Cultural, trata-se de um edifício românico, de arquitetura religiosa, com “uma nave, fachada principal em empena, portal aberto em gablete e retábulos de talha neoclássica”.
De acordo com a cronologia publicada, a igreja foi sagrada em 1164 pelo Arcebispo de Braga D. Paio Mendes, “conforme testemunha uma inscrição ainda visível na fachada S. da igreja”. Em 1888, “obras de reconstrução alteraram por completo a traça interior do imóvel, tendo-se, no entanto, mantido intacta a estrutura medieval”.
A publicação da abertura do procedimento de classificação da Igreja de São João Baptista, Paroquial de Coucieiro, ocorre “nos termos do n.º 2 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de outubro”, conforme proposta da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura e mediante despacho do diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.
Tanto o imóvel como os localizados na zona geral de proteção (50 metros contados a partir dos seus limites externos) ficam abrangidos pelas disposições legais em vigor, podendo os interessados reclamar ou interpor recurso hierárquico do procedimento, “sem prejuízo da possibilidade de impugnação contenciosa”.
Município de vila Verde, 27.4.2022