Foi, hoje, inaugurada nos Paços do Concelho a Exposição de ‘Santo António’, uma organização do Município de Vila Verde que contou com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas de Vila Verde.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, salientou que “a Câmara Municipal de Vila Verde sempre apoiou os projetos que divulgam e valorizam as raízes histórico-culturais do povo Vilaverdense, com o objetivo de promover a cultura e de reforçar o sentimento de pertença ao território concelhio. Esta atividade é muito importante para estimular e envolver as escolas nos eventos de interesse cultural e ambiental promovidas pelo Município.”
A sessão contou com a participação da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, do Diretor Pedagógico da Academia de Música de Vila Verde, Idílio Nunes, e dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Vila Verde, Dr. António Alberto Rodrigues, Dr. António Peixoto e Dr. Armando Machado.
A vereadora Júlia Fernandes referiu que “esta mostra foi dinamizada pelos Serviços da Educação e do Ambiente do Município de Vila Verde, no âmbito do Projecto Escola + Verde. Com este projeto incentivamos centenas de alunos/as vilaverdenses à criação artística em volta de um elemento cultural do nosso concelho, e o resultado foram estas magníficas figuras de Santo António, feitas dos mais diversos materiais de desperdício. A todas as escolas e JI, professores/professoras, alunos/alunas e comunidade escolar expresso os parabéns e agradeço o empenho e dedicação de todos/as na execução desta exposição.”
De referir que este é um trabalho de estimulação artística e cultural, com uma inevitável reflexão sobre a tradição local, que resultou na criação das 25 figuras que compõem o espólio da exposição. A mostra desenvolvida no âmbito do projeto Escola + Verde, estará aberta ao público de 06 a 30 de junho, das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta, no Átrio da Câmara Municipal de Vila Verde.