Inauguração das obras de requalificação da Capela de S. Frutuoso e espaço envolvente
Atualizado em 17/07/2017As obras de requalificação da Capela de S. Frutuoso, em Sande, e da área de lazer envolvente foram inauguradas num ambiente de grande alegria e de confraternização que juntou residentes das quatro freguesias que integram a União de Freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide.
Em resultado da parceria levada a bom porto pela Câmara Municipal de Vila Verde, pela a Junta de Freguesia da União de freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, pela Fábrica da Igreja de Sande e pela Comissão de Festas de S. Frutuoso, foi possível concluir e apresentar à população local a profunda intervenção executada na Capela de São Frutuoso e em todo o espeço envolvente, criando, assim, um aprazível espaço de convívio e de piquenique para os residentes e para os visitantes.
Depois de descerrada a placa que assinala a inauguração das obras e de benzido o espaço, o Padre Carlos Lopes, Pároco de Sande, reconheceu a relevância desta intervenção que veio conceder elevada dignidade àquele edifício religioso e à zona envolvente e agradeceu e elogiou a disponibilidade e entrega de todos os parceiros mentores da obra.
O Presidente da Junta de freguesia da União de freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, Carlos Ferraz, teceu igualmente elogios à qualidade do trabalho realizado com total empenho e bom gosto pela Câmara Municipal de Vila Verde e agradeceu os preciosos contributos da Fábrica da Igreja de Sande e da Comissão de Festas de S. Frutuoso,
Não muito distinto foi também o tom da alocução do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, que enalteceu “a elevada qualidade do trabalho realizado” e evidenciou a importância “de mais esta parceria levada a bom termo pelos diferentes atores do progresso local, a Junta de Freguesia, a Fábrica da Igreja de Sande e a Comissão de Festas de S. Frutuoso que uniram esforços para tornar possível uma empreitada exigente mas que deu bons frutos, permitindo que a capela de S. Frutuoso e a área envolvente sejam agora motivo de grande orgulho para esta união de freguesias e para o concelho.”
O mesmo Edil referiu que, “graças a esta capacidade que todas as forças vivas continuam a revelar para congregar sinergias em favor de projetos de elevado interesse para a vida coletiva das freguesias, o concelho de Vila Verde tem a grande maioria do seu património religioso requalificado e espaços envolventes muito dignos que consubstanciam fatores de atratividade e de bem-estar em todo o território concelhio”.