INAUGURAÇÃO DA PISCINA MUNICIPAL DE VILA VERDE – Município empenhado na elevação das condições de vida dos vilaverdenses
Updated on 24/06/2016O Município de Vila Verde inaugurou hoje, 24 de junho, a Piscina Municipal de Vila Verde, ao ar livre, uma infraestrutura que fica situada na Rua Cidade de Lugo, em Vila Verde (junto ao Complexo de Lazer). Muitas crianças e jovens deram um colorido especial à cerimónia de inauguração deste equipamento que vem dar resposta a uma necessidade há muito sentida e a satisfação de um anseio da população.
O grupo de Bombos da Casa do Povo de Vila Verde, a CATLKID, animou a sessão inaugural que foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e contou com a presença da Vereadora e dos Vereadores do Executivo Municipal, do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde, José Luís Faria, aos quais se juntaram várias entidades concelhias, presidentes das juntas de freguesia, diretores de agrupamentos de escolas, vários ATL`s e associações,entre muitas outras entidades concelhias e locais. A bênção das instalações esteve ao cargo do Padre Carlos Lopes, Arcipreste de Vila Verde.
Em Junho e Setembro, a piscina vai funcionar entre as 14h00 e as 19h00 à segunda-feira, abrindo meia hora mais cedo nos restantes dias da semana. Aos fins-de-semana e feriados, estará aberta entre as 10h00 e as 19h00. Nos meses de Julho e Agosto, os horários serão alargados: 13h30/20h00 à segunda, 10h00/20h00 de terça a sexta e 10h00/20h00 aos fins-de-semana e feriados.
Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, na inauguração da Piscina Municipal de Vila Verde:
“Vila Verde vive, hoje, mais um dia memorável, um dia que é de grande orgulho e satisfação incontida para todos aqueles que verdadeiramente gostam desta maravilhosa terra.
A inauguração deste equipamento é a resposta a uma necessidade há muito sentida e a satisfação de um anseio da população.
A sua integração nesta rede de equipamentos de desporto e lazer é mais um passo em frente que estamos a dar no sentido da melhoria da qualidade de vida dos Vilaverdenses, por isso, não podemos também deixar de sentir alegria e satisfação alimentadas pelo sentimento do dever cumprido.
Quando se trabalha com os olhos postos no bem-estar das pessoas e na elevação das condições de vida dos munícipes, acima de quaisquer outros desígnios e sem qualquer outro interesse que não o de servir a causa pública, está-se sempre com a consciência tranquila e com renovada motivação para continuar no rumo certo, que é o rumo do crescimento e da afirmação de Vila Verde como uma terra de oportunidades e onde todos gostem de viver.
Este é que é o nosso grande e único desígnio e desenganem-se todos aqueles que procuram semear a discórdia e remar contra os reais interesses de Vila Verde, criando casos fictícios, fabricando notícias pantanosas, porque nós jamais olharemos para trás quando de trata de fazer o melhor por Vila Verde e pelos Vilaverdenses.
Pelo contrário, construímos piscinas com águas bem límpidas onde os Vilaverdenses e todos os nossos visitantes podem usufruir de reconfortantes momentos de lazer.
Quero, pois, aqui, reafirmar a absoluta necessidade destes equipamentos para fomentar a igualdade de oportunidades no lazer a crianças, jovens e menos jovens, realçando o total empenho da Câmara Municipal de Vila Verde em desenvolver uma sólida política de incremento do desporto e do lazer.
Temos orgulho em afirmar que as diferentes zonas do concelho de Vila Verde estão a ser dotadas de moderno e funcionais equipamentos públicos que servem os interesses da população e promovem a atratividade do território.
Sejam as piscinas cobertas, as piscinas ao ar livre – como esta e a da Ribeira do Neiva – os pavilhões gimnodesportivos – como o da Ribeira do Neiva, o do Vade e o de Cervães -, os vários polidesportivos e campos de futebol com piso de relva sintética e as intervenções na requalificação das praias fluviais, por exemplo.
Ao dotarmos as freguesias com estes equipamentos com manifesta qualidade, estamos a concorrer para a coesão social e territorial do nosso concelho e a contribuir para uma maior igualdade de oportunidades dos nossos munícipes, democratizando o acesso ao desporto e ao lazer.
Não podemos ainda esquecer que a construção destas piscinas de ar livre impulsiona também a economia local, especialmente a dinâmica das pequenas empresas.
A fixação de jovens e a atração de utentes dos municípios vizinhos e de turistas é uma outra mais-valia a ter em linha de conta.
Assim, não só é indiscutível o retorno social deste investimento, como também ajuda a gerar mais receitas económicas e a dinamizar a nossa economia.
Por outro lado, o lazer e a atividade física são bens essenciais para o bem-estar das pessoas e é com satisfação que proporcionamos aos Vilaverdenses várias oportunidades para ocuparem saudavelmente e com prazer os seus tempos livres.
Esta obra é mais uma página que se vira nesta vertente fundamental do desenvolvimento local e é principalmente uma nova etapa que se vence no nosso trabalho e no nosso compromisso político com as pessoas.
O grande esforço que sempre fizemos para otimizar o aproveitamento dos fundos comunitários disponíveis para a construção de infraestruturas de elevado interesse estratégico para o Concelho está a dar bons frutos e a colocar Vila Verde entre os municípios com maior qualidade de vida.
Na verdade, a aposta da Câmara Municipal centra-se também no lazer e no desporto e irá ainda privilegiar a requalificação das zonas ribeirinhas e praias fluviais, sempre com o objetivo de promover a atratividade do território, de aqui fixar os jovens, de cativar novos visitantes e residentes, de dinamizar a economia local e de atrair projetos de investimento que ajudem a criar riqueza e empregos.
Daqui a alguns dias vamos ter a Taça do Mundo de Maratona em Canoagem, na Vila de Prado, na zona da praia fluvial do Faial, um evento desportivo de amplitude planetária que vai dar uma grande visibilidade a Vila Verde.
É esta maneira empreendedora e proativa de fazer política que privilegiamos, promovendo uma imagem positiva de Vila Verde, divulgando e valorizando as nossas potencialidades naturais, o nosso património, as nossas tradições, a nossa gastronomia e os equipamentos públicos que temos para oferecer aos nossos visitantes, que construímos um concelho desenvolvido, moderno e apelativo.
Contamos com todos – associações, instituições, escolas, empresas, cidadãos – para continuar a trilhar o caminho do progresso e do bem-estar.
Viva Vila Verde!”