Igreja da Carvalhosa abre ao público completamente renovada
Updated on 02/06/2019O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, participou no passado sábado, 2 de junho, na inauguração da requalificada da igreja matriz de Vila Verde, vulgarmente conhecida como igreja da Carvalhosa, da paróquia de S. Paio de Vila Verde.
Completamente renovada e reabilitada, fruto de um investimento a rondar os 200 mil euros, mercê da comparticipação do Município de Vila Verde, de alguns particulares e empresas benfeitoras e da comunidade cristã local, em geral.
O templo sofreu uma profunda intervenção, com a colocação de um telhado novo, caixa de ar, colocação de novo forro e lambrim nas paredes interiores, restauro dos altares laterais, restauro do fresco do presbitério, colocação de um novo chão em madeira, pintura geral, colocação de nova iluminação e toda a instalação eléctrica, colocação de um novo sino, bancos novos, colocação de novo som, novo altar de celebração, novo hambão, entre outras benfeitorias.
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo pároco local, o sacerdote Artur Gonçalves, a quem se juntou também a equipa de vereação do Município de Vila Verde, assim como o presidente da junta de Vila Verde e Barbudo, entre outros.
O Presidente da edilidade vilaverdense, Dr. António Vilela, manifestamente emocionado referiu «É com orgulho que vejo o resultado desta obra, de uma beleza patrimonial inestimável. Começo por sublinhar a qualidade do trabalho aqui executado, que é mais uma demonstração de que os técnicos e os operários da Câmara continuam a não deixar os seus créditos por mãos alheias, realizando autênticas obras-primas.»
O autarca continuou dizendo «Na verdade, como todos podem ver, está aqui uma obra executada com muito gosto e que dignifica sobremaneira este templo religioso. Não posso também deixar de dar os parabéns à Paróquia de Vila Verde, na pessoa do Reverendo Padre Artur, pela forma persistente e determinada como se empenhou para que esta obra fosse realizada.»
O Presidente da Câmara referiu também que «O trabalho de cooperação entre a Câmara Municipal, as Paróquias, as Juntas de Freguesia e as várias forças vivas locais tem-se revelado uma mais-valia fundamental para a construção do desenvolvimento do Concelho. É de extrema importância e significado que as freguesias tenham espaços religiosos atrativos, pois é nestes locais que têm lugar os principais eventos religiosos e sociais, sendo fundamental devolver-lhes a dignidade que lhes é devida.»
Na sua intervenção o pároco Artur Gonçalves, agradeceu o apoios de várias pessoas, da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia, de instituições e de empresas locais na concretização das obras, referindo «Estas obras só foram possíveis graças a determinação da maior parte do povo de Vila Verde que geraram todas as sinergias para que hoje pudéssemos abrir as portas desta igreja e que para além do culto, possa ser visitada como um polo de cultura.»
Município de Vila Verde, 2.6.2019