Grupo Folclórico de Vila Verde encerra comemorações dos 60 anos com exposição “Vila Verde, Terra de Tradições, contadas hoje e recriadas para sempre”
Atualizado em 17/11/2018«Vamos continuar a levar Vila Verde nas alturas»
Em 1958 nascia o Grupo Folclórico de Vila Verde. Já bem maduro, comemora este ano o seu 60º aniversário na terra que o viu nascer.
Uma data tão especial merecia uma comemoração ainda mais especial. Assim foi, ontem à noite, na Biblioteca Professor Machado Vilela.
O Grupo preparou uma belíssima apresentação representativa das tradições de outrora, ilustradas em pequenos filmes e encenadas para o público presente.
Emocionado, Manuel Nogueira, Presidente do Grupo, recordou com saudade todos os que por lá passaram ao longo de todos estes anos.
«Peço aos que cá estão, que continuem a dar carinho e amor às danças, cantares e tradições do nosso concelho», referiu
Para a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Verde, Drª Júlia Fernandes, esta data tem um significado bastante especial, pois também ela frequentou o Grupo Folclórico de Vila Verde, durante 16 anos.
«Foi um período fabuloso onde eu pude aprender muito. O Grupo Folclórico é uma escola de vida, que nos torna mais ricos e mais fortes», confidenciou
A autarca sublinhou, ainda, que «estas comemorações não podiam ter acabado de melhor forma. A apresentação que o Grupo nos preparou foi fantástica e a exposição está maravilhosa.»
«Isto é uma verdadeira viagem pelas tradições. Há muitas coisas destas que, infelizmente, já não vemos e esta recriação deixa para memória futura aquilo que é a herança cultural de um povo com um valor inestimável», colmatou
Comovido com as palavras de Júlia Fernandes, Manuel Nogueira, deixou a promessa «vamos continuar a levar Vila Verde nas alturas».
Terminadas as apresentações, foi hora de espreitar a exposição “Vila Verde, Terra de Tradições, contadas hoje e recriadas para sempre”.
Esta recriação feita através de fotografias e alguns objetos típicos, partiu de uma investigação da Drª Adélia Santos, do Município de Vila Verde, e é complementada por narrativas que descrevem os costumes, práticas e tradições antepassadas.
Esta cerimónia contou, ainda, com o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, entre vários outros convidados e vilaverdenses que se quiseram juntar.
No final, todos puderam conviver num verde honra, terminando, dando por terminadas as comemorações.
A mostra estará patente até 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal.
Município de Vila Verde, 17.11.2018