Grupo do Erasmus+ do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches visitou Casa do Conhecimento
Updated on 09/03/2018Grupo elogiou a forma inovadora e diferenciadora deste espaço
A Casa do Conhecimento recebeu, durante os dias 6 e 7 de março, um grupo de Erasmus+ do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches, de Braga, no âmbito do Projeto E- M@TI – ON . Este projeto envolve professores e alunos de Portugal, Grécia, Alemanha, Polónia, Suécia e Espanha, cabendo a este último país a coordenação europeia do mesmo. Dentro dos grandes objetivos do projeto destacam-se a área da matemática, da comunicação em inglês e do uso das tecnologias, no sentido de associar o estudo da matemática a software de programação e robótica, com base no uso da língua inglesa.
A relação específica da Casa do Conhecimento com as tecnologias e a forma como as aborda em contextos de aprendizagem não formal, despoletou o interesse deste agrupamento de escolas, nomeadamente da professora Maria do Céu Lucas, representante do referido projeto em Portugal.
Para estes dois dias de atividade foi delineado um programa específico, que procurou ir ao encontro dos interesses e necessidades do grupo, sendo para isso fundamental o uso do inglês em toda a comunicação. No primeiro dia de atividades, assistiram a uma apresentação sobre a Casa do Conhecimento e algumas das suas áreas de ação e, de seguida, efetuaram uma visita aos diferentes espaços. No segundo dia foram proporcionados dois workshops, um de apresentação de arduíno com exemplos concretos e demonstração com três robots baseados em arduíno, destinado aos professores do grupo e o outro de eletrónica criativa que fez a fusão entre eletrónica, programação e construção de artefactos interativos, utilizando materiais não estruturados, destinado aos alunos.
A proximidade deste grupo de 30 elementos, composto por 16 professores oriundos dos países acima referidos e de 14 alunos portugueses com a Casa do Conhecimento, foi motivador e desafiador para ambas as partes, pela troca de experiências. A partilha foi o elemento agregador deste workshop. O grupo deixou bem expresso o potencial de replicação dos conceitos e práticas que desenvolveram durante os workshops e o seu interesse em desenvolve-las nos seus contextos escolares. A tecnologia e as suas potencialidades em contextos de aprendizagem não formal, constituiu-se como um elo de ligação fácil entre grupos com interesses semelhantes.
A professora Maria do Céu Lucas agradeceu a oportunidade criada pela Casa do Conhecimento a todo o grupo, deixando expresso que somos um exemplo de boas práticas em ambientes de aprendizagem não formal, referindo que “a filosofia que se sente e anuncia por trás das tecnologias é excelente.”
Por sua vez, Pedro Fernández, mentor do Projeto E- M@TI – ON e diretor da Escola António Machado, em Madrid referiu que considera “todas as atividades aqui mostradas, verdadeiramente inovadoras e interessantes. Implicam muito esforço e trabalho das pessoas que aqui trabalham.”
Mais uma vez, a Casa do Conhecimento é elogiada e referida como inovadora e diferenciadora por visitantes estrangeiros dos grupos de Erasmus.