Grande moldura humana na Praça do Município de Vila Verde para assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Updated on 03/12/2019Com o objetivo de consciencializar toda a comunidade para a importância dos assuntos relacionados com a deficiência, foi esta manhã descerrado, no Edifício do Município de Vila Verde, um painel a alusivo à Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala hoje, 3 de dezembro.
O ato foi presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e contou com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, da Diretora Técnica da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental ( APPACDM) – CAO de Vila Verde, Drª Odete Dantas, de vários responsáveis, professores e alunos da Escola Secundária de Vila Verde, (ESVV) e da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV). A atividade contou com o apoio da empresa vilaverdense Desitraço.
«É essencial falarmos dos direitos destes cidadãos»
Na sua intervenção o Presidente da Câmara referiu que «É fundamental consciencializar a população da importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade. Devemos abordar a deficiência como uma questão de direitos humanos e não apenas numa perspetiva médica.»
O Presidente da autarquia focou que «É essencial falarmos dos direitos destes cidadãos a vários níveis como civis, políticos, económicos, sociais e culturais, bem como a sua intervenção na justiça, nos transportes, no emprego e no acesso às novas tecnologias da informação.»
Garantir a estes cidadãos a acessibilidade a produtos e serviços públicos e privados
A Vereadora Júlia Fernandes também interveio e salientou que «Ao assinalarmos esta data estamos a promover uma maior compreensão relativamente aos assuntos relacionados com a deficiência» e continuou dizendo «Muitas pessoas são, em maior ou menor grau, afetados por alguma deficiência. A acessibilidade a produtos e serviços públicos e privados é uma condição essencial para que estes cidadãos possam participar equitativamente e ter um papel ativo na sociedade e desta forma garantir um crescimento mais inteligente, sustentável e inclusivo.»
A Diretora Técnica do CAO de Vila Verde da APPACDM, uma responsáveis pela dinamização deste iniciativa referiu que «é necessário uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental.»
Inauguração de Exposição/venda de Pinheiros de Natal
Em paralelo foi inaugurada, no átrio dos Paços do Concelho de Vila Verde, uma Exposição/venda de Pinheiros de Natal, criados pelos os utentes do CAO de Vila Verde, da APPACDM. A mostra é composta um um conjuntos de peças muito originais e o valor das vendas reverte a favor desta instituição.
Refira-se que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi instituído a 3 de dezembro de 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, e pretende sensibilizar, mobilizar e comprometer toda a humanidade para a concretização dos Direitos Humanos destes cidadãos, reafirmados na convenção sobre os direitos da Pessoa com Deficiência, numa sociedade para todos.
Município de Vila Verde, 03.12.2019