FORTE APOSTA NO SANEAMENTO – Investimento de cerca 1 milhão de euros na Vila de Prado
Atualizado em 17/02/2017Após a abertura do concurso público da empreitada “Rede de Saneamento da Freguesia de Soutelo”, publicitada no passado dia 13 de fevereiro, a Câmara Municipal de Vila Verde vai aprovar, na próxima reunião do Executivo Municipal, o programa de concurso e o caderno de encargos para a concretização da obra “Rede de Saneamento da frente da Vila de Prado”.
A empreitada contempla um investimento de 877 854,53€ (IVA não incluído) e representa mais um relevante impulso no sentido da universalização do acesso dos Pradenses a um serviço de basilar importância. Depois do investimento na construção das ETAR de Cabanelas e do Neiva e da instalação de intercetores ao longo dos naturais cursos de água que percorrem o território concelhio, a Câmara Municipal de Vila Verde vai, nos próximos dois anos e meio, imprimir um ritmo acelerado de execução de obras destinadas a permitir que entre 70% e 80% das habitações do concelho tenham acesso ao saneamento básico.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, sustenta que “esta aposta no alargamento e na melhoria de um serviço tão importante para a qualidade de vida das pessoas e para a preservação do equilíbrio ambiental é o corolário de uma gestão económico-financeira assente em dois pilares fundamentais: rigor e critério na aplicação dos recursos públicos e máximo aproveitamento dos fundos comunitários.”
O Edil realça a circunstância de “o concelho de Vila Verde, mesmo nos momentos de conjuntura económico menos favorável, tem conhecido uma forte dinâmica de investimentos estruturantes que visam alavancar a atratividade e a competitividade do território concelhio”.
O Dr. António Vilela aduz que “os anos de 2017 e 2018 se revelam também decisivos em matéria de criação de âncoras de desenvolvimento local, fruto do investimento que vai ter lugar na regeneração urbana, na requalificação de vias de comunicação, na construção de equipamentos de lazer, nomeadamente ecovias e ciclovias, e na requalificação das escolas de 2.º e 3.º ciclos da Vila de Prado e de Vila Verde.”