FINAL CONCELHIA – EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS DA UP-CÁVADO ” “Sabores de Rendufe” e “Easy Feed Animal” foram os grandes vencedores
Atualizado em 04/05/2018Decorreu ontem à tarde, às 14h30, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde, a Final Municipal do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, promovido pela UP-Cávado- Empreendedorismo nas Escolas, apresentada pela Cristiana Arantes, aluna da Escola Secundária de Vila Verde.
Participaram no concurso 142 alunos da Escola Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde, com 35 projetos no total. Para esta final Municipal foram selecionados cerca de 47 alunos e 12 projetos.
Ao longo da sessão os alunos apresentaram as suas ideias de negócio ao público e ao júri constituído pelo Dr.Miguel Mendes da CIM Cávado, pelo Dr. José Manuel Lopes, Vice-presidente da Associação Empresarial do Vale do Homem e pela Drª. Margarida Pinheiro, Técnica do GIP (Gabinte Inserção Profissional). As ideias foram avaliadas através de cinco parâmetros por grau de relevância: grau de inovação, executabilidade, desenvolvimento da ideia, qualidade da apresentação e impacto para o território.
Esteve presente no Concurso a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª. Júlia Fernandes, que abriu a sessão afirmando que “Através destes projetos prova-se que Vila Verde é um concelho empreendedor e que os nossos alunos, alunas e as nossas escolas trabalham esta cultura do empreendedorismo e estas temáticas da criatividade e da inovação”
O Engenheiro Luis Macedo, representante da CIM Cávado também marcou presença e fez questão de dedicar algumas palavras aos presentes “Este projeto tem envolvido, dinamizado e globalizado imensos alunos com ideias notáveis e muito interessantes. Não é um projeto escolar, é um projeto profissional”.
Depois de apresentadas todas as ideias de negócio e o júri ter deliberado a sua decisão, o representante da Gesentrepreneur, Tiago Rodrigues, comunicou os dois projetos vencedores: “Sabores de Rendufe”, dos alunos Agostinho Dias, João Machado e Tiago Vilaça e “Easy Feed Animal” dos alunos Paulo Dias e Hugo Marques, sendo os dois projetos da Escola Profissional Amar Terra Verde e orientados pela Professora Palmira Moreira.
O primeiro projeto trata-se da criação de uma caixa de cartão com doces típicos de Rendufe e saquetas de chá do Gerês. O segundo, um aparelho que alimenta os animais de estimação automaticamente, através de uma aplicação no telemóvel e que permite aos donos visualizaram os seus animais à distância, através de uma câmera incorporada.
Houve ainda direito a uma Menção Honrosa para um grupo de alunos da Escola Secundária de Vila Verde, com o projeto “Fire Figth”, que será apresentado à Proteção Civil, de forma a que seja implementado nos Bombeiros do Concelho de Vila Verde.
Os dois projetos vencedores receberam um cheque Fnac no valor de 100 euros, oferecido pelo Município de Vila Verde e irão representar o concelho na Final Intermunicipal UP Cávado, em Barcelos, dia 2 de junho.
Esta iniciativa da Comunidade intermunicipal do Cávado visa promover uma cultura empreendedora e o espírito de iniciativa, permitindo que os jovens em idade escolar desenvolvam projectos empreendedores e pioneiros a nível nacional e internacional.
O projeto está a ser desenvolvido em 28 escolas dos seis Municípios do Cávado, envolvendo 1364 alunos e 63 professores, no total de 64 turmas.
A Sessão contou com um momento musical proporcionado pelos jovens alunos da Academia de Música de Vila Verde.
O Município de Vila Verde, 04-05-2018