Final concelhia do Concurso Nacional de Leitura
Atualizado em 17/03/2022O Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Verde acolhe amanhã, terça-feira, a final concelhia do Concurso Nacional de Leitura, que assinala o centenário do nascimento de José Saramago. A sessão está agendada para as 10h00, com transmissão em streaming através da página do facebook do Município de Vila Verde.
Depois de terem passado pela fase escolar do concurso e de terem prestado provas escritas, apresentam-se a esta final, em provas de leitura e expressão oral em palco, 24 alunos de todos os níveis de ensino dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de Vila Verde.
Em celebração do centenário de José Saramago, as obras lidas são todas do Nobel Português. Assim, os alunos do 1.º ciclo leram “A maior flor do mundo”, os alunos do 2.º ciclo “O Silêncio da água”, os do 3.º “O conto da ilha desconhecida” e os do Ensino Secundário o romance “Caim”.
O júri que avaliará as provas é constituído por artistas e autores de reconhecido mérito e por uma representante da Rede de Bibliotecas Escolares: João ventura, artista residente da Escola Secundária de Vila Verde, Sónia Sousa, atriz, encenadora e autora de obras de literatura para a infância e Fernanda Freitas, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
Os quatro primeiros classificados de cada ciclo de ensino ficam apurados para a fase interconcelhia do Concurso Nacional de Leitura, que este ano decorre em Esposende.
O evento será aberto pela presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, cabendo o encerramento ao vice-presidente, Manuel Lopes.