FESTAS DE SANTO ANTÓNIO 2018 – Áurea, Matias Damásio e outros espetáculos de grande qualidade
Atualizado em 24/05/2018Decorreu esta manhã, no Município de Vila Verde, a Conferência de Imprensa para divulgação do cartaz e programa das Festas de Santo António 2018.
As Festas Concelhias em honra de Santo António são um dos momentos mais emblemáticos da região minhota e, em particular, do Concelho de Vila Verde. Estas festas representam uma homenagem ao Santo Padroeiro, assim como o momento de ostentar os costumes deste território. Este ano, de 8 a 13 de junho, e tal como tem acontecido em edições anteriores, são esperados milhares de visitantes ao longo dos seis dias de festividade, para desfrutarem de um programa rico, dedicado ao público em geral e aos jovens da região e que consegue, assim, atingir os mais variados gostos.
A mesa de conferência esteve representada pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, pelo Vice-Presidente Drº Manuel Lopes, pela Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes e pelo Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo. Além dos jornalistas representantes de alguns Orgãos de Comunicação Social, estiveram também presentes os responsáveis pela organização e planeamento das festas.
A sessão foi iniciada pelo Presidente da Câmara Municipal, que começou por explicar o objetivo das Festas Concelhias, afirmando que elas se traduzem num momento alto de promoção do Concelho de Vila Verde no resto do país “Mais uma vez, este ano, apresenta-se um programa que, para além de envolver quase toda a comunidade local, as Associações, Instituições, as escolas e, de uma forma geral, quase todos os vilaverdenses, procura trazer nomes importantes do panorama musical português e até internacional que darão, com certeza, muito mais brilho a estas festas”.
O Presidente explicou o programa de forma sucinta, revelando os nomes dos principais artistas que irão atuar este ano, visto que são aqueles que geram mais curisosidade junto da população.
Assim sendo, esta edição conta com a participação de dois grandes nomes do panorâma artístico nacional, a cantora Áurea e o cantor Matias Damásio, cujos espetáculos são totalmente gratuitos e vão encantar os apreciadores de boa música.
O Edil deixou ainda uma palavra de agradecimento a todos os vilaverdenses e a toda a comitiva organizacional, assim como a todos os participantes das Festas de Santo António: “Não posso deixar de dedicar uma palavra a todos os vilaverdenses pelo empenho que, ano após ano, dedicam a estas festas, mas especialmente àqueles que preparam este programa, aos nossos colaboradores, à nossa Vereadora que, em conjunto com os promotores locais, preparam um programa que, não saindo das principais linhas orientadoras, procura trazer sempre inovação e dar às festas algo de novo, que possa marcar a diferença.”.
Para explicar o programa de uma forma mais detalhada foi passada a palavra à Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª. Júlia Fernandes, que desvendou todas as atividades dos seis dias da programação e enalteceu a participação de cada vez mais escolas, associações e instituições, prevendo-se, assim, bater as participações do ano passado.
No que diz respeito à tradição, não podiam faltar no programa os populares Festivais de Folclore (Luso-Espanhol e Concelhio) e, ainda, outros espetáculos de música de grande qualidade, como o representativo Concerto e Desfile Filarmónico, o Espetáculo Musical “Amigos da Paródia de Parada de Gatim” e a Alvorada Festiva do grupo Zés Pereiras.
As Rusgas, que já contam com mais de 40 inscritos, os Cantares ao Desafio, as Marchas e as Fogueiras também fazem parte da animação e ocupam um papel de grande relevo nas Festas de Santo António.
A Vereadora destacou, também, a imponente Procissão Solene em honra de Santo António, o Cortejo da Tradição e Desfile de Carros Alegóricos, a Corrida de Cavalos com Passo Travado, a IX edição do Festival da Febra, o espetáculo musical do artista Mickael Akordeon, entre muitas outras atividades que vão acontecendo ao longo dos seis dias.
Este ano, além de outras novidades, a esta programação junta-se uma exposição da Fátima Mendes “Os três dons de Santo António”, que estará disponível para visita na Ala da Presidência do Município de Vila Verde.
De forma a libertar algum espaço junto ao palco principal e tornar os dois espaços mais amplos e de fácil acesso, o After Party será na Avenida Professor Machado Vilela e contará com um DJ residente e um DJ convidado que será diferente todos os dias.
A Veradora afirmou, orgulhosa, que “O programa envolve mais de uma centena de parceiros, as nossas Associações, as nossas Escolas, as Juntas de Freguesia e, portanto, estão reunidas todas as condições para que sejam mais uma vez, umas grandes festas concelhias, que vão ao encontro do gosto de todas as gerações. O programa é pensado de forma a que agrade a toda a gente, para que todos se sintam incluídos e possam tirar o máximo de partido possível desta grande variedade de espetáculos, assim como, atraír ao nosso território o maior número possível de turistas.”
Segundo a Vereadora, o investimento que é feito nas Festas de Santo António traz um grande retorno a muitos níveis mas, sobretudo para a economia local. “De uma maneira geral, as nossas unidades hoteleiras estão sempre lotadas numa altura destas. Temos muita gente a vir para Vila Verde nas Festas de Santo António, que são já um grande cartaz de visita. Os nossos restaurantes, o nosso comércio, toda a nossa economia local, acabam por ter um grande retorno deste investimento que o Município faz nas festas concelhias. Toda a gente está preparada para receber os turistas, visto que os vilaverdenses são um povo que está sempre de braços abertos”.
Nesta programação, o desporto também ocupa um lugar de destaque, pelo que haverá uma prova de cicloturismo, uma mega aula de zumba e uma aula de beat cycle.
Com um cartaz tão rico e diversificado, esperam-se seis dias de muita festa, recheados de cor, alegria, confraternização e, sobretudo, um sentimento de orgulho por parte de todos os vilaverdenses. Serão, com certeza, superadas todas as espetativas e umas das maiores festas de sempre.
CLIQUE AQUI PARA ACEDER AO PROGRAMA
O Município de Vila Verde, 24.05.2018