Festas concelhias de Santo António: programa rico e variado para todos
Updated on 24/05/2023O cantor Pedro Abrunhosa é o cabeça de cartaz do programa das festas concelhias em honra de Santo António, que vão decorrer em Vila Verde de 8 a 13 de junho.
Espaços de diversão, gastronomia, jogos, tradições e eventos religiosos, além dos espetáculos musicais, compõem o programa de seis dias de animação genuinamente popular.
“É um programa rico, extremamente variado e com a participação do movimento associativo e das freguesias do concelho, que vai agradar a todas e todos que queiram participar nesta intensa animação popular”, apontou a presidente da Câmara Municipal, na conferência de imprensa de apresentação das festas.
Pedro Abrunhosa vai fechar as festividades na noite de 13 de junho, num programa que conta ainda com as atuações musicais de Virgul (dia 11), Supa Squad e BNA/Bacalhau no Azeite (dia 9) e Ricardo Azevedo (dia 8).
O cardápio musical inclui o 62º Festival Folclórico Luso-Espanhol, na noite do feriado de 10 de junho, e o Festival Folclórico Concelhio, na tarde de domingo do dia 11. Sendo ainda seguido pelo concerto filarmónico com as bandas de Vila Verde e de Aboim da Nóbrega.
Ao longo das festividades, estará disponível uma área gastronómica – o XII Festival da Febra – que ficará instalada na Adega Cultural, com serviço da Casa do Benfica de Vila Verde e da Associação Juvenil de Moure. O Espaço Jovem, onde decorrerá o After Party, vai contar com a participação de oito associações. A Academia de Música e o Agrupamento de Escolas de vila Verde apresentam na manhã de 10 de junho o musical “Capuchinho Vermelho”.
Tradições
Momentos marcantes do programa são o Cortejo da Tradição – com os carros alegóricos das freguesias a percorrerem o centro da vila na tarde do 10 de junho – e as Marchas das crianças que vão marcar a animação no feriado municipal de 13 de junho.
No domingo, dia 11, terão lugar as cerimónias religiosas, com a missa solene às 11h00 e a procissão às 17h00, que integrará a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários, os Escuteiros e as bandas musicais de Vila Verde e de Aboim da Nóbrega. No dia 13, será ainda celebrada a missa solene em honra do padroeiro.
Na noite popular de Santo António, entrarão em cena as rusgas, os cantares ao desafio e as tradicionais fogueiras
Mixões da Serra e outras atividades
O programa de festividades contempla diversas atividades paralelas, como exposições e eventos desportivos, para além da tradicional Bênção dos Animais que ocorre no dia 11, em Santo António de Mixões da Serra, Valdreu.
Para o mesmo domingo, está agendado o Transmixões – um passeio de BTT organizado pela associação desportiva “Trilhos de Força”. Está ainda a ser preparada a caminhada que, no mesmo dia, ligará o parque de campismo de Aboim ao alto de Mixões da Serra.
Entretanto, na Biblioteca Municipal Prof Machado Vilela estarão patentes Fotografias de Alfredo Cunha sobre a Bênção dos Animais, que poderão ser visitadas de 7 a 26 de junho. Na Loja Interativa de Turismo estará uma exposição – “O Santo António e o Menino foram os dois passear” – com trabalhos dos utentes da APPACDM de Vila Verde.
Para dia 25, está agendada a apresentação do livro “Sant’Antoninho o Guarde!” – Humanos e Animais numa Romaria do Minho: Santo António Mixões da Serra, do autor Jean Yves-Durant, que terá lugar às 21h00, na Biblioteca Municipal.
A tradicional Corrida de Cavalos – Passo Travado das festas antoninas será realizada no dia 18 de junho, às 15h00, no Estádio Cruz do Reguengo.
Consulte AQUI o programa completo
Município de Vila Verde, 2023-05-24