Festa do Caldo do Pote de Sabariz – Este ano organização elevou a fasquia e prepara-se para receber uma comitiva alemã, 17 de setembro
Updated on 15/09/2016Está aí à porta uma das mais conhecidas e emblemáticas atividades da Rota das Colheitas. A Festa do Caldo do Pote traz anualmente milhares de visitantes a Sabariz, concelho de Vila Verde, que chegam de todos os pontos do país, ávidos para provar o sabor da tradição. Este ano a organização elevou a fasquia e prepara-se para receber também uma comitiva alemã, que já se rendeu ao sabor inconfundível do caldo confecionado com os produtos colhidos da terra pela mão dos agricultores locais, num pote de ferro colocado diretamente sobre o lume da fogueira, tal como manda a tradição minhota. A edição de 2016 da Festa do Caldo do Pote decorre no próximo sábado, 17 de setembro. A abertura das portas está marcada para as 16h00, meia hora mais tarde começam a ser servidas as pataniscas e às 19h00 em ponto saem os primeiros caldos.
As pataniscas continuam a sair quentinhas durante todo o evento, acompanhadas pelo bom vinho da região, e não faltará também a animação musical, com as atuações da Escola de Concertinas de Sandes e do grupo ‘Os Amigos da Paródia’, de Parada de Gatim. Mas não há volta a dar, as grandes estrelas do evento são mesmo as 22 variedades de caldo com que a organização vai brindar os visitantes. No ano passado venderam-se perto de mil litros de caldo e as previsões para este ano são bastante otimistas. A iniciativa é organizada em conjunto pela Junta de freguesia de Sabariz e pela Associação Popular de Sabariz, inserida na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro se desdobra em mais de 30 iniciativas de promoção da cultura popular e de divulgação das raízes da tradição minhota.
A Alemanha também já se rendeu à Festa do Caldo do Pote de Sabariz!
O excelente ambiente de convívio e confraternização que se vive no recinto assume-se como um dos predicados da Festa do Caldo do Pote, uma iniciativa que já extravasou as fronteiras do país e conquistou adeptos fora de portas. Tudo começou no final de 2015, quando a iniciativa foi replicada na Alemanha por um grupo de emigrantes locais com o apoio de uma comitiva lusitana, que saiu de Sabariz rumo às terras bávaras para ajudar na organização da primeira Festa do Caldo do Pote da Alemanha. Este ano Vila Verde recebe a visita de um grupo de nativos e emigrantes, que chegam de Dusseldorf para enriquecer a festa, já que além de participarem como visitantes também trazem cozinheiros que vão confecionar alguns caldos. A informação foi avançada pelo presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, revelando ainda que está já na calha o estabelecimento de uma parceria mais forte e duradoura com o seu congénere alemão.