FESTA DAS COLHEITA 2019 – Desfolhada minhota e animação musical em destaque no segundo dia
Updated on 11/10/2019A Festa das Colheitas – XXVIII Feira Mostra de Produtos Regionais continua a trazer ao coração de Vila Verde o genuíno pulsar do mundo rural. Ao serão, os trajes, cânticos e métodos de outrora levaram a plateia numa viagem pelo tempo durante a recriação de uma tradicional desfolhada minhota. A animação continuou de seguida ao som da música popular no concerto de Fred Mota. Durante manhã, decorreu o workshop ‘A Importância da Apicultura no Território do Cávado’ e a ‘Hora do Conto’ fez as delícias dos mais novos. À tarde, houve ateliers diversificados (saúde, culinária, dança…).
Depois de confortar o estômago e deliciar o palato com as iguarias do 14º Festival Gastronómico, o público sentiu a força da genuína tradição do Minho na recriação fiel de uma desfolhada à moda antiga, organizada pela Associação de Folclore do Concelho de Vila Verde. As canas de milho douradas pelo sol chegaram ao recinto transportadas por dois carros de bois. Atrás, os participantes seguiam em cortejo. Trajados com as vestes de outrora, faziam ecoar pelo recinto os cânticos populares com uma musicalidade ligada ao mundo rural.
Chegados à eira improvisada, tempo de estender as canas de milho pelo chão e começar a desfolhar as espigas com a força de braços. Homens e mulheres, miúdos e graúdos, todos com uma enorme vontade de encher os cestos com o cereal. Entretanto, as canas eram aglomeradas em forma de cone, criando uma meda de palha que antigamente era utilizada para alimentar os animais e/ou fertilizar os campos, entre outras utilidades, porque no mundo rural nada se desperdiça.
A animação musical do Rancho Folclórico de Aboim da Nóbrega ajudou a adensar o ambiente de festa e alegria que se vivia no local. Para recuperar forças e animar o espírito depois do trabalho duro, uma merenda típica (broa, bacalhau, sardinhas e vinho) generosamente partilhada com a plateia. O segundo dia da Festa das Colheitas encerrou ao som da música popular. Fred Mota subiu ao palco de concertina ao peito, acompanhado pela banda, para encher o recinto de ritmo e alegria. Dos temas mais tradicionais aos mais modernos, não faltou animação do primeiro ao último segundo.
Contos, ateliers e workshop
De realçar também as atividades que decorreram durante o dia. Da parte da manhã, a tenda de conferências do recinto recebeu o workshop ‘A Importância da Apicultura no Território do Cávado’. A iniciativa foi organizada pela ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave) com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura. Em simultâneo, a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela recebia a ‘Hora do Conto’, uma iniciativa que fez as delícias da pequenada.
Da parte da tarde, decorreram ateliers diversificados. Da dança à culinária, passando pela medição da tensão arterial, foram várias as atividades desenvolvidas pelos alunos da Escola Secundária de Vila Verde e da EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde). Durante os cinco dias do evento, os visitantes podem apreciar e adquirir produtos muito diversificados (hortícolas, artesanato, fumeiro, queijo, vinho…) nos 173 expositores da XXVIII Feira Mostra de Produtos Regionais.
Município de Vila Verde, 11.10.2019
GALERIAS FOTOGRÁFICAS