FEIRA QUINHENTISTA – Comunidade escolar da Ribeira do Neiva vestiu-se a rigor para homenagear Sá de Miranda, o Poeta do Neiva
Updated on 19/05/2017A comunidade escolar da Escola Básica da Ribeira do Neiva vestiu-se a rigor para homenagear Sá de Miranda, o Poeta do Neiva, participando na Feira Quinhentista que retratou o espírito da época renascentista. Esta foi a primeira iniciativa realizada no âmbito do Sá de Miranda por Terras de Vila Verde, e que espelha de forma cristalina a energia do território vilaverdense, um concelho que celebra orgulhosamente a sua herança cultural e encontra no legado herdado dos antepassados a força motriz para construir um futuro mais próspero.
A Feira Quinhentista promovida na Ribeira do Neiva contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Armando Machado, dos pais, dos professores e dos alunos e assumiu-se como uma jornada divertida que levou os participantes a imergirem no período quinhentista. A conhecerem melhor a nossa história, os usos e costumes da sociedade da época, permitindo, em simultâneo, continuar a promover o imenso potencial turístico do concelho e a divulgar os maiores atrativos do território.
Bancas com produtos locais, jogos medievais de tabuleiro, plantas de cheiro e um espaço para recriar acrobacias realizadas por um grupo de “bobos” animaram o recinto escolar.
FEIRA QUINHENTISTA – Sá de Miranda por Terras de Vila Verde, de 19 a 21 de maio
De referir que Vila Verde prepara-se para voltar a fervilhar de vida com a Feira Quinhentista – Sá de Miranda Por Terras de Vila Verde. O evento espelha de forma cristalina a energia do território vilaverdense, um concelho que celebra orgulhosamente a sua herança cultural e encontra no legado herdado dos antepassados a força motriz para construir um futuro mais próspero. A iniciativa assume-se como uma jornada divertida que vai levar os participantes a imergirem no período quinhentista. A conhecerem melhor a nossa história, os usos e costumes da sociedade da época, permitindo, em simultâneo, continuar a promover o imenso potencial turístico do concelho e a divulgar os maiores atrativos do território.
Participação massiva dos estabelecimentos de ensino
Nota de destaque para a vida e obra de Sá de Miranda, um dos maiores poetas do seu tempo, que escreveu grande parte da sua obra no período em que viveu e se inspirou no concelho de Vila Verde, na zona da Ribeira do Neiva. A Feira Quinhentista – Sá de Miranda Por Terras de Vila Verde procura também fomentar o interesse dos jovens vilaverdenses pelas suas raízes, numa jornada de cariz lúdico pedagógico em que se consolidam conhecimentos durante atividades extremamente divertidas. Daí que não seja de estranhar a participação massiva de todos os agrupamentos de escolas do concelho, que se juntam a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), a Escola Secundária e a Academia de Música de Vila Verde.
Programa rico e diversificado
Um programa rico e diversificado que arranca pelas 09h30 da próxima sexta-feira, 19 de maio, com a Feira Quinhentista na Ribeira, organizada pelos alunos da EB1 local. Ao final da tarde, 19h00, iniciam as atividades para o público em geral, num serão em que se destacam a Ceia Quinhentistas, a Música, os Bailados, os Folguedos, a Poesia e a Boa Comida. No dia seguinte, 20 de maio, as atividades começam pelas 11h00, na Praça Sto António, com a gastronomia, bem como a venda de artesanato e de produtos da terra. Durante a tarde, nota de realce para as oficinas, a mostra de armas, o espetáculo de falcoaria, as rábulas e as artes circenses. Ao cair da noite, o crepúsculo traz consigo uma das mais badaladas iniciativas do evento, o Sarau Cultural, com uma grande diversidade de espetáculos que prometem captar a atenção da plateia do primeiro ao último minuto.
Cortejo Histórico é uma das maiores atrações
No último dia, domingo (21 de maio), a Feira Quinhentista ‘abre as portas’ pelas 10h00 e uma hora mais tarde haverá música ao vivo no recinto. Para o início da tarde, 15h00, está marcada a iniciativa rainha do programa, o Cortejo Histórico, com largas dezenas de figurantes trajados a rigor, que levam a sede de concelho numa autêntica viagem ao tempo de Sá de Miranda. Danças, teatro, artes circenses, falcoaria, oficinas e mostras de armas são outras das atividades programadas para a tarde de domingo, que vão fazer as delícias de miúdos e graúdos.