EXPOSIÇÃO REGIME DA FRUTA ESCOLAR – Crianças criaram verdadeiras obras de arte em “Telas de Frutas” alertando para a questões ambientais e alimentares
Atualizado em 08/06/2021Realizou-se esta manhã, na Câmara Municipal de Vila Verde, a inauguração da Exposição “Regime da Fruta Escolar”, numa sessão que foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, António Vilela, e contou com a presença da Vereadora da Educação Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, dos Diretores dos Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Prado e Moure e Ribeira do Neiva, António Rodrigues, Luís Martins e Martinha Soares, respetivamente, do Diretor Pedagógico da Academia de Música de Vila Verde, Ilídio Nunes, entre outros convidados.
Realizada no âmbito do Projeto Escola+Verde e no âmbito do Regime da Fruta Escolar, esta mostra é composta por verdadeiras obras de arte criadas pelas alunos do 1º ciclo do concelho de Vila Verde, baseadas em duas importantes temáticas: o ambiente e a alimentação. A iniciativa teve como propósito incentivar a reciclagem e reutilização de materiais de desperdício. A fruta foi o tema escolhido para este desafio e constituiu, no presente ano letivo, a medida de acompanhamento implementada no Programa Regime de Fruta Escolar.
PROJETO ESCOLA + VERDE
É uma iniciativa do Município de Vila Verde
Na sessão de abertura o presidente da Câmara agradeceu a todas as escolas o empenho e participação nesta atividade e falou sobre o projeto Escola + Verde referindo que «é uma iniciativa do Município de Vila Verde, implementado em todos os estabelecimentos do 1º ciclo e do pré-escolar do concelho, que tem como principal objetivo promover uma cidadania ativa e participativa valorizando ações de sustentabilidade desenvolvidas por cada escola, sendo já considerado, parte integrante das suas rotinas diárias. A sua implementação é fundamental atendendo ao cariz ambiental e ao envolvimento que tem conseguido junto da população escolar».
O autarca continuou dizendo «o assegurar da sustentabilidade a longo prazo tem sido um dos objetivos deste projeto, que exige o envolvimento e a adoção de comportamentos responsáveis e uma intervenção mais ativa de todos os envolvidos. Pretende-se fomentar uma nova consciência que sirva de base para um concelho cada vez mais comprometido com as questões ambientais, contribuindo para uma melhor preservação e gestão dos recursos naturais existentes e promovendo a adoção de práticas sustentáveis».
Promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças
A Vereadora responsável pela Educação, Júlia Fernandes, falou sobre a importância do Regime de Fruta Escolar, focando «O município aderiu ao Programa a partir do ano letivo 2009/2010, mantendo a sua implementação desde então, considerando a mais valia que o mesmo representa, tendo alargado ao pré-escolar. O programa prevê, para além da distribuição de uma fruta ou legume, duas vezes por semana, a todas as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, a implementação de medidas de acompanhamento. Estas medidas, articuladas anualmente com os Agrupamentos de escolas, são parte integrante do programa e visam promover iniciativas educativas e de sensibilização garantindo a eficácia do Programa e reforçando a importância do consumo de frutas e hortícolas».
REGIME DE FRUTA ESCOLAR
O Regime de Fruta Escolar (RFE) resulta de uma iniciativa da União Europeia (UE) para promover hábitos saudáveis e uma dieta equilibrada entre as crianças, tendo em mente um grande objetivo – mudar os seus hábitos alimentares, para reduzir a obesidade infantil na Europa (cerca de 22 milhões de crianças têm excesso de peso na UE e, destas, 5 milhões são obesas), no âmbito da estratégia da UE em matéria de nutrição, atividade física e saúde.
A inclusão de frutas e legumes na dieta alimentar pode desempenhar um papel importante no combate à obesidade. O consumo de frutas e legumes reduz a “densidade energética” da dieta e desempenha também um importante papel de proteção e combate às doenças cardíacas, cancro e diabetes.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de 400 gr de frutas e legumes por pessoa. A maioria dos europeus não consome quantidades suficientes de fruta e legumes, sendo esta deficiência particularmente evidente entre os mais novos.
A promoção de hábitos alimentares saudáveis na escola é um fator determinante para a obtenção de resultados sustentáveis, no longo prazo, na luta contra a obesidade.
Município de Vila Verde, 8.6.2021