O Município de Vila Verde promove, a partir desta segunda-feira, a comemoração da Semana Municipal para a Igualdade e a Inclusão, com um programa de atividades que envolve a comunidade escolar e eventos de rua.
A atuação do rancho do complexo da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM), numa sessão com a participação das mascotes da temática da igualdade e inclusão, marcam a abertura do programa, agendada para as 14h00 de segunda-feira, junto aos Paços do Concelho.
Distinguida com o prémio “Município de Excelência para Viver em Igualdade”, atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a autarquia vai promover a colocação dos símbolos relacionados com a deficiência em locais estratégicos de Vila Verde. O objetivo é sensibilizar a comunidade local e a população em geral para a importância da inclusão.
Um dos pontos altos do programa acontece na terça-feira, com a inauguração do mural de arte urbana, pintado no antigo jardim de infância da Carvalhosa, em Vila Verde.
Esta ação foi desenvolvida no âmbito do projeto ‘Habito o Mundo’, dirigido a refugiadas e migrantes, assim como outras crianças e jovens de outros contextos, de forma a proporcionar o desenvolvimento de competências na área artística, assim como a socialização e integração dos participantes.
Na tarde de terça, os alunos da Escola Secundária de Vila Verde serão desafiados para um momento de partilha de dança inclusiva. No dia seguinte, a mesa escola vai acolher uma palestra subordinada ao tema “A Inclusão Acontece Quando…”.
No leque de atividades da Semana Municipal para a Igualdade e a Inclusão, inclui-se uma ação de formação que decorrerá ao longo de todo o dia, na próxima quinta-feira, na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), sob o tema “Voluntariado: um caminho para a Inclusão”.