Vila Verde: iguarias gastronómicas valorizam “território de excelência”
‘Arroz de pica no chão’ e ‘pudim abade de priscos’
Com um programa recheado de atividades, o concelho de Vila Verde promove o seu Fim De Semana Gastronómico, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, um evento dedicado a duas iguarias emblemáticas do território: o “Arroz de Pica No Chão” e o “Pudim Abade de Priscos”.
Caminhadas por espaços de natureza e um magusto tradicional fazem parte das sugestões para os três dias de uma programação que marca também o encerramento da Rota das Colheitas, que durante quatro meses proporcionou eventos típicos nas freguesias do concelho.
A partir de sexta-feira, no âmbito do roteiro dos Fins-De-Semana Gastronómicos da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, mais de uma dezena de restaurantes do concelho vão servir o típico “Arroz de Pica no Chão”, uma iguaria com “frango nascido e crescido no campo”.
À sobremesa, a sugestão recomenda o ‘Pudim Abade de Priscos’ – uma receita inspirada num antigo sacerdote natural do concelho e que é a referência para a 12ª Mostra de Doces e Sabores da Nossa Terra, que envolve as pastelarias locais e a oferta de descontos especiais.
RESTAURANTES ADERENTES
No Fim De Semana Gastronómico, participam 10 restaurantes: Alívio (Soutelo), A Toca do Lobo (Aboim), Arroz de Feijão & Ca (Prado), Campo de Tiro (Sabariz), Manjar do Mar (Prado), Martinho (Soutelo), Palácio (Vila Verde), Torres (Ponte S. Vicente), Varandas do Lima 2 (Soutelo) e Vila Luena (Vila Verde).
12ª MOSTRA DE DOCES E SABORES DA NOSSA TERRA
A 12ª Mostra de Doces e Sabores da Nossa Terra conta como pastelarias aderentes com: Bábá (Loureira), Chocolate com Pimenta (Vila Verde), Da Vila (Vila Verde e Vila de Prado), Letícia, Luena, Cristo Rei, Pastelaria SCMVV e Vilaverdense (Vila Verde) e Quinta do Carmo (Soutelo).
ANIMAÇÃO
Magusto típico, na freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar
A animação popular vai marcar o convívio com magusto típico, agendado para a tarde de sábado, na freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar.
“Caminhada Ambiental do Moinho Velho” em Dossãos
No Sábado, dia 23 de novembro, pelas 09h00, realiza-se a “Caminhada Ambiental do Moinho Velho” tem uma distância de aproximadamente 8km e demorará entre 2 a 3 horas, tendo um nível de dificuldade “Fácil”. Este é um percurso circular, ou seja, inicia e termina no mesmo ponto, especificamente, na Avenida Sá de Miranda, Dossãos, M1163 (Coordenadas: 41°41’16.0″N 8°28’17.0″W).
Trilho do Vale do Suspenso do Rio Vade
No domingo, o desafio situa-se no norte do concelho, para fazer o trilho do Vale do Suspenso do Rio Vade, com a concentração às 09h00, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega.
ACEDOA AQUI AO PRGRAMA