EXPOSIÇÃO – Cartazes inspirados nos Lenços de Namorados

Exposição IPCA 2024 (7)

Exposição na Biblioteca Municipal de Vila Verde

Alunos de design do IPCA criam cartazes inspirados nos Lenços de Namorados

“Bordando o design: os lenços de namorados” é o tema de uma exposição de cartazes criados pelos alunos de Design Gráfico do IPCA-Instituto Politécnico do Cávado e Ave, em colaboração com a Aliança Artesanal. A mostra está patente ao público na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela de Vila Verde, até 31 de outubro.

Esta é uma mostra composta por 20 cartazes e que resulta de um projeto de aula com o objetivo de valorizar e revitalizar o património cultural de Vila Verde, focado nos Lenços de Namorados.

Os estudantes foram desafiados a criar uma campanha gráfica que conseguisse “transmitir” este património às novas gerações, muito ligadas ao mundo digital. “Descobrir como cativar jovens da sua idade e aproximá-los das histórias e tradições culturais da região” foi o mote para o desenvolvimento das novas propostas.

Mais do que criar peças visuais, os alunos refletiram sobre o papel do designer como um agente ativo na sociedade, responsável por transformar e melhorar as comunidades. O design foi o veículo escolhido para dar vida e significado a esta causa.

Na inauguração da exposição este presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e também presidente da Aliança Artesanal, Manuel Lopes, numa sessão que contou com a participação dos professores e alunos do IPCA, entre outros convidados.

PALESTRA: Bordar a tradição e o design com a investigadora Miriam Zanini

Integrada nesta exposição, realiza-se no dia 26 de outubro, às 15h00, uma palestra da Investigadora Miriam Zanini, sob o título “Bordar a tradição e o design”, que terá lugar no salão nobre da Biblioteca Municipal de Vila Verde.

“Qual a importância de formar designers que sejam não apenas tecnicamente competentes, mas também culturalmente conscientes?” é a questão a ser aprofundada na palestra, que reexaminará o papel do design como uma ferramenta de ligação entre a tradição cultural e as novas gerações. Será discutido o ensino do design como um instrumento eficaz na preservação e revitalização do património cultural, criando laços significativos entre os jovens e as suas raízes culturais.