Skip to main content

Exposição “Aves do Cávado” na Biblioteca de Prado

Atualizado em 26/07/2024
AVES CAVADO

Biblioteca Municipal de Prado acolhe a exposição “Aves do Cávado”
Exposição é uma homenagem ao fotógrafo António Moreira

A Biblioteca Municipal Comendador Sousa Lima, na Vila de Prado, acolhe no próximo sábado, às 17h00, a inauguração da exposição fotográfica “Aves do Cávado”.

A iniciativa é uma homenagem ao fotógrafo e amante das aves e da natureza António Moreira, que faleceu recentemente, no período em que se preparava para inaugurar em Prado esta mostra itinerante ‘Aves do Cávado’.

A exposição retrata uma viagem às margens do Cávado, local preferido do autor para fotografar as aves e a natureza, registando aspetos da fauna e flora deste habitat, num legado de magníficas fotografias disponibilizadas ao público.

A exposição abrirá as portas no próximo sábado e permanecerá patente ao público até ao final do mês de Agosto.

 

António Moreira
(1959 – 2024)

António Joaquim Moreira Fernandes, nasceu em 1959 na Vila de Prado, concelho de Vila Verde.
Aposentado desde 2019, trabalhou durante quase 40 anos (1974-2012) na Fábrica Pachancho, em Braga, mas também, na Siiminho e na FAB. Obteve a sua formação profissional na CENFIM, Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica. Era casado e tinha dois filhos, Daniel e Lúcia.
Autodidata, era um apaixonado pela natureza, mas o seu mais profundo amor dedicou-o às aves. Começou a fotografar em 2016 e foi aprendendo a captar cada vez melhor os animais cuja atividade testemunhava, juntando-se a outros amantes da natureza e ornitólogos amadores que, como ele, se levantavam de madrugada, percorriam rios e montes e vales, escolhiam um local de observação e esperavam, com suprema paciência, pela captura ideal da objetiva.
Já reformado, amadureceu como observador de aves e fotógrafo, de tal modo que ganhou prémios e foi foto de capa de várias páginas de fotografia na internet. A sua página no Facebook era muito visitada e, sempre no espírito da partilha, tornou-se administrador do grupo privado “Natureza Viva”, naquela rede social.
Participou em várias exposições, algumas delas realizadas nas bibliotecas municipais de Vila Verde. Em 2022 realizou o sonho de publicar um livro e expor individualmente. Assim nasceu a exposição itinerante “Aves do Cávado”, inaugurada na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela no Dia Mundial da Árvore e da Floresta, assinalando a Primavera, a 21 de março. Acompanha a exposição um livro belíssimo com o mesmo nome, cujo segundo volume, “Aves do Cávado e outros passarinhos”, estava a preparar para ser editado em 2025, quando a ceifeira lhe interrompeu os sonhos.
Paralelamente, e em coerência com o seu exemplar espírito de cidadania, tornou-se um dos primeiros Vilaverdenses a colaborar ativamente na AquaLibri – Biblioteca Digital do Cávado, que alberga uma coleção de cerca de 100 fotografias de sua autoria.
Nos últimos tempos, para além de continuar a perseguir as mais belas imagens de aves e outros elementos da natureza que nos rodeia, dedicou-se à preparação do novo livro e da nova exposição e à organização, na biblioteca da sua terra natal, a Vila de Prado, da exposição “Aves do Cávado”, que já circulara por diversas escolas de Vila Verde. Aliás, a exposição permitiu-lhe descobrir os dotes pedagógicos, através das visitas guiadas e palestras que foi fazendo aos alunos e visitantes e era com entusiasmo que aceitava todos os convites para falar com crianças e jovens.
O sorriso de António Moreira tudo iluminava. Façamos-lhe justiça e sigamos o voo das aves, sorrindo com ele à vida.

Principais Exposições:
“Fotografia com Azulejo: Vivem Livres nas Margens do Cávado”, com a artista plástica Fátima Mendes e o fotógrafo Patrício Rodrigues (Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima, e Câmara Municipal de Vila Verde, 2019).
“Natureza Viva” (Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima, 2020).
“Aves do Cávado” (Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, 2022). Exposição itinerante.
“Património Cultural e Natural da Vila de Prado” (Biblioteca Escolar da sede do Agrupamento de Escolas de Prado, 2023).

Prémios:
TOP MASTER AWARD 2024, prémio atribuído pelo Grupo Internacional de Fotografia “Lentes do Mundo”.