Skip to main content

CAMPANHA “LAÇO AZUL”

Atualizado em 10/04/2024
cpcj

Em abril Vila Verde veste-se de azul pela prevenção dos maus tratos na infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde (CPCJ) em parceria com o Município de Vila Verde está a assinalar o mês de abril, como o mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos Infantis e Juvenis.

Com o objetivo de consciencializar a população para esta causa, foram colocados no centro urbano de Vila Verde vários Laços azuis como forma de alertar para um conjunto de atos indevidos cometidos contra as crianças e jovens e em simultâneo, consciencializá-las dos seus direitos.

A decoração destes laços em tons de azul contou com o excelente trabalho e imaginação dos/as alunos/as dos Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, de Prado e Vila Verde.

LAÇO AZUL
A ideia dos laços azuis teve origem e m 1989, quando uma mulher norte-americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

E porquê uma fita azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer o corpo cheio de hematomas que observara. Assim, o azul simbolizava a cor das lesões que via nos netos.

A CPCJ quer dar continuidade à história desta avó. Pretende, com esta iniciativa, demonstrar como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público em geral relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.