O Município de Vila Verde promove, no próximo dia 26 de abril, uma caminhada pelo troço do Caminho de Santiago no concelho, assinalando o 14º aniversário do albergue de peregrinos de S. Pedro de Goães, cujas inscrições se encontram abertas até ao dia 22 de abril.
A ponte da Vila de Prado sobre o rio Cávado será o ponto de partida da caminhada, pelas 09h00, para um percurso com cerca de 13 quilómetros e uma duração estimada de 4 horas. O percurso termina no albergue em Goães, na União de Freguesias da Ribeira do Neiva, com um almoço-convívio.
O troço desta caminhada – que atravessa as freguesias de Lage, Moure, Carreiras e Ribeira do Neiva – integra o Caminho de Torres, que liga as cidades espanholas de Salamanca a Santiago de Compostela, num percurso com 576,9 quilómetros e que passa pelo interior de Portugal.
No troço que percorre o concelho de Vila Verde, os participantes podem apreciar os pontos de interesse patrimonial ao longo do percurso, como é o caso da capela de Santiago de Francelos, a Torre de Penegate e a paisagem natural. A organização tem ainda prevista a oferta de um lanche de convívio na Junta de Freguesia de Moure.
A chegada ao albergue de peregrinos está prevista para as 13h00. A participação nesta caminhada do dia 26 de abril é livre e gratuita, sendo obrigatória inscrição até ao próximo dia 22 para elaboração do seguro (com preenchimento no link http://forms.gle/qtw5o1EyySF5GmHh9
Após o almoço, pelas 15h00, será feita a apresentação de um painel, composto por 24 lenços bordados pelas Bordadeiras da Ribeira do Neiva, comemorativo do 14º aniversário do Albergue de Peregrinos de Goães S. Pedro.
PROGRAMA
09:00 h – Saída da Ponte de Prado
10:45 h – Lanche na Junta de Freguesia de Moure
12:30 h – Chegada a Goães S. Pedro
13:00 h – Almoço no Albergue de Peregrinos*
15:00 h – Apresentação de um painel, composto por 24 lenços bordados
pelas Bordadeiras da Ribeira do Neiva, comemorativo do 14º aniversário
do Albergue de Peregrinos de Goães S. Pedro.
*O almoço tem um custo de 13,50 € por pessoa.
Município de Vila Verde, 14.04.2025