ATIVIDADES PREVISTAS TÊM NOVAS DATAS
EVOCADOS NOMES MAIORES DA CULTURA PORTUGUESA COMO MÁRIO VIEGAS E LUÍS CÍLIA
O projeto AQUI HÁ CULTURA!, iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Vila Verde através da sua Biblioteca Municipal e da Escola Profissional Amar Terra Verde que tem vindo a marcar a vida cultural vilaverdense, tem, já, datas marcadas para as atividades programadas até ao final deste ano.
Assim, no dia 15 de novembro, às 21h00, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, será apresentada a obra Mário Viegas – autophotobiografia (não autorizada).
Com edição da Tradisom, a obra, escrita pelo punho do próprio Mário Viegas, dá-nos a conhecer, ao longo de 250 páginas que incluem fotografias, recortes e até banda desenhada, o pensamento, as alegrias e tristezas de um dos mais marcantes atores portugueses e inclui, ainda, quatro cd’s com gravações originais feitas em casa de Viegas e num café-concerto no Porto.
A 10 de janeiro de 2025, no mesmo local, às 21h00, e igualmente editada pela Tradisom, irá proceder-se à apresentação da obra Luís Cília, discografia completa, numa sessão que contará com a presença do autor, Octávio Fonseca, e, numa aparição pública rara, do biografado, um dos artistas mais significativos da canção de intervenção portuguesa.
A sessão contemplará, ainda, um concerto com temas de Luís Cília, interpretados por José Manuel David (teclados) e Rui Vaz (voz), ex-membro dos Gaiteiros de Lisboa.
A apresentação das obras Exílios no Feminino e Porto 1900: as primeiras gravações de fado em Portugal, inicialmente programadas para os dias 20 de setembro e 29 de novembro, respetivamente, integrarão a programação do AQUI HÁ CULTURA para o próximo ano, que está a ser preparada.
A programação do “Aqui Há Cultura!” foi apresentada no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Verde. A iniciativa é uma parceria entre a EPATV e o Município de Vila Verde e a novidade desta nova edição são as várias atividades de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.
O programa cultural insere conferências, debates e exposições com vista a enriquecer as comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos, bem como sobre a refletir os desafios e conquistas desta data histórica.
Para além das atividades do “Aqui Há Cultura”, a EPATV irá participar nos eventos de celebração de abril, nomeadamente, no 2º Encontro Vila Verde (in)Artes, agendado para 20 abril, e no “Todos à manif” que contará com a participação dos alunos do 1º e 2º anos de Técnico de Design e Comunicação Gráfica.
O “Aqui Há Cultura!” já arrancou no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com a inauguração da exposição “Mulheres de Abril Somos” do Movimento Democrático das Mulheres e na sexta-feira com uma conferência de Manuel Silva Carvalho, antigo secretário-geral da CGTP, intitulada “Trabalho e Sindicalismo: grandes questões do Estado Novo ao presente”.